De Curvelo - MG
É de pouco conhecimento do publico, mas não foram somente os Estados Unidos da América, os EUA, que chegaram à Lua em 1969. A antiga União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, a URSS, também estava investindo pesado pensando em vencer a corrida espacial então instaurada. Aliás, a URSS já havia conseguido aterrisar um veículo espacial em solo lunar desde 1959.
Após a guerra fria, os dois países colocararam vários engenheiros altamente habilidosos para desenvolverem os seus programas de conquista do cosmo. Um dos mais importantes foi o projetista alemão Wernher von Braun, que trabalhou fortemente no programa de mísseis dos EUA. Com a colaboração de von Braun, os norteamericanos deram os primeiros passos do seu programa espacial, que culminou com a equipe que levou as naves Apollo até a Lua.
von Braun em sua mesa de trabalho no Centro de Voos Espaciais Marshall, vendo-se modelos de foguetes da família Saturno. Foto de maio de 1964. Créditos: Wikimedia Commons |
«O Homem alcança o espaço»
Esta foi a manchete do jornal ‘The Huntsville Times’ no dia 12 de Abril de 1961, noticiando este marco histórico para a humanidade. Créditos: Wikimedia Commons.
|
Lançada com destino à Lua em 13 de julho de 1969, nos mesmos período em que a missão Apollo 11 dos EUA, com o intuito de mostrar ao mundo que enviar expedições tripuladas era desperdício de tempo e dinheiro, a Luna 15 tinha o objetivo de apanhar amostras de solo e retornar com as mesmas à Terra para análise. O projeto russo tinha tudo pra dar certo, entretanto, a Luna 15 desviou-se de sua rota espatifando-se contra uma montanha 2 dias após Neil Armstrong e Edwin Aldrin se tornarem os primeiros seres humanos a pisar em solo lunar.
Luna 15. Créditos: Wikimedia Commons. |
Daí surgem mais questionamentos , como por exemplo, por que a bandeira deixada pelos norteamericanos em solo lunar tremula já que não há gravidade na Lua? Simples, ela não esta tremulando, ela simplesmente esta amassada, provavelmente porque chegou a lua enfiada em um espaço minúsculo dentro do modulo espacial. Mas por que não há estrelas nas fotos? Simples a câmera de 1969, não era sofisticada, e com o Sol tão perto tal exposição danificaria ela e outras fotos não poderiam ser tiradas. E a mais comum: Por que o homem não voltou a Lua? Por causa da politica e dos altos custos envolvidos emt al tipo de missão. Entretanto os EUA planejam voltar a Lua, assim como os russos, japoneses, chineses e indianos, que resolveram entrar também nessa nova corrida.
A ida do homem ao espaço e consequentemente à Lua, so foi conseguida com anos de pesquisa e desenvolvimento dos dois países. Assim tanto a URSS quanto os EUA mereciam reconhecimento, mas isso não aconteceu. São poucos que sabem dos feitos soviéticos. Mas isso não desmerece o trabalho árduo que eles tiveram em busca da conquista da imensidão que é o universo.
*Ângela Silveira tem 16 anos e é estudante do curso técnico em edificações do CEFET/MG no campus X em Curvelo - MG.
Referencias:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Projeto_Apollo
http://en.wikipedia.org/wiki/Luna_15
http://g1.globo.com/Sites/Especiais/Noticias/0,,MUL1230054-17082,00-ASTRONOMO+DESMENTE+MITOS+DE+QUE+HOMEM+NAO+TERIA+IDO+A+LUA.html
http://www.karl.benz.nom.br/hce/satelite/luna/luna.asp
http://pt.wikipedia.org/wiki/Corrida_espacial
http://pt.wikipedia.org/wiki/Programa_Luna
http://www.aerospaceweb.org/question/spacecraft/q0196.shtml
http://www.luna15.com/redmoon/?page_id=4
http://www.independent.co.uk/news/science/recording-tracks-russias-moon-gatecrash-attempt-1730851.html
2 comentários:
Gostei muito, interessante...
Esse artigo da Ângela é muito interessante mesmo, pois revela para os leitores aspectos que não são normalmente muito explorados na mídia. Quando se fala em exploração espacial, a tendencia é somente aparecer informação sobre os feitosnorteamericanos, porque será?
Postar um comentário