sábado, 17 de dezembro de 2011

Prêmio Finep: Dilma ressalta importância da inovação para a competitividade brasileira

Por Cristiane Rosa

Em seu discurso, a presidente destacou que o prêmio é um reconhecimento da importância da inovação na agenda do governo. “Há vontade política para investir no setor. Dois exemplos são os programas Brasil Maior, que ampliou recursos da Finep para o financiamento de projetos inovadores, e o Ciência sem Fronteiras, voltado para bolsas de estudo no exterior”, afirmou.



Também estiveram presentes o presidente da Finep, Glauco Arbix, que anunciou a inserção das categorias ‘tecnologias assistivas’ e ‘tecnologias sustentáveis’ na edição 2012 do prêmio; o vice-presidente da República, Michel Temer; o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante; o presidente do Senado Federal, José Sarney; e a ministra da Casa Civil, Gleisi Hofmann.

O ex-vice-presidente do país, José Alencar, responsável pela entrega do prêmio nas últimas edições, foi homenageado durante a solenidade. Depois da apresentação de um vídeo sobre a vida do empresário e político brasileiro, falecido este ano, por seu filho mais novo, Josué Gomes da Silva, recebeu em nome do pai o troféu José Pelúncio Ferreira, destinado a personalidades que se destacaram em inovação.


Vencedores


O Prêmio Finep homenageia empresas que desenvolvem produtos, processos ou serviços novos que estejam no mercado há, pelo menos, três anos. Os vencedores vão receber recursos não reembolsáveis, que variam de R$ 120 mil a R$ 2 milhões, de acordo com cada uma das sete categorias da edição 2011, que obteve 376 inscrições.


A paulista Brasken, maior produtora de resinas termoplásticas das Américas e maior produtora mundial de biopolímeros, foi a vencedora na categoria Grande Empresa. Na categoria Pequena Empresa, a vencedora foi a Reason Tecnologia (SC), enquanto que na Média Empresa ganhou a Scitech Produtos Médicos (GO).


Em Tecnologia Social, venceu a Associação dos Trabalhadores Agroextrativistas da Ilha das Cinzas (AP). Já na categoria Instituição Científica e Tecnológica a vitória foi do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (PE). Nesta faixa de premiação, a presidente da ABIPTI, Isa Assef dos Santos, foi uma das juradas.


Na categoria Inventor Inovador, o prêmio foi para o doutor em física pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e pós-doutor no Jet Propulsion Laboratory da Agência Espacial Americana (Nasa), Vladimir Jesus Trava Airoldi (SP). O físico desenvolveu uma ponta ultrassônica com Diamante-CVD e o seu processo de obtenção. O dispositivo pode ser usado em preparos dentários de qualquer especialidade.


O Prêmio Inovar, que este ano passou a fazer faz parte do Prêmio Finep, foi criado pela agência de fomento para reconhecer os melhores esforços de empresas gestoras de fundos de seed, venture capital, private equity e profissionais da área atuantes no Brasil, além de promover uma cultura de excelência na gestão do setor.


Os vencedores este ano foram o Fundotc II, gerido pela FIR Capital, no quesito Equipe; o fundo Logística Brasil FIP, da BRZ Investimentos, na categoria Governança; e o FMIEE Stratus GC, liderado pelo Stratus, na categoria Operação.


fonte: Gestão C&T online

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Parceiros fóton Blog

Twitter
Twitter

O designer fóton Blog

Twitter