domingo, 18 de dezembro de 2011

Aprenda como ver o DNA da cebola



Atualmente, o termo DNA ganhou tamanha abrangência que atrai os noticiários. Portanto, a proposta de levar a extração de DNA para a sala de aula pode ser uma experiência reveladora, despertando assim a curiosidade dos alunos.

Neste post temos um link para um texto de apoio para aula prática sobre extração de DNA desenvolvido por uma equipe do Instituto de Biociências da USP. Ele pode ser aplicado em sala de aula, tanto no Ensino Médio quanto no Ensino Fundamental, e pode auxiliar o professor na abordagem de conceitos como constituição, organização e função celular dos seres vivos. O objetivo deste material é contribuir para a identificação do DNA extraído a partir de material vegetal.

Além de ensinar a fazer a experiência, os cientistas explicam a diferença da pectina e do DNA, já que as duas substâncias podem ser confundidas na hora da extração. Isso acontece especialmente na extração do DNA do morango e da banana

Adicionalmente, temos um vídeo feito por Iberê Thenório para o seu excelente site Manual do Mundo. No vídeo, ele segue o roteiro do experimento e explica mais detalhes. Vale a pena conferir

Com informações do artigo DNA VEGETAL NA SALA DE AULA e do Manual do Mundo.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Parceiros fóton Blog

Twitter
Twitter

O designer fóton Blog

Twitter