O que é um fóton?



Um fóton é uma partícula de “luz”, e a “luz” é uma coisa extremamente importante para nossa vida cotidiana. No dia a dia, as pessoas se referem à "luz" como aquilo que nos faz enxergar os objetos ao nosso redor. Mas, essa é apenas a "luz" visível, uma parte do que os cientistas chamam de radiação eletromagnética. Na verdade existem diversas outras formas de “luz” e usamos muitas delas no nosso dia a dia.

O conforto de mudar os canais da TV ou regular a temperatura do ar-condicionado sem sair da poltrona se deve ao uso da “luz” infravermelha utilizada nos controles-remotos. Para que possamos acompanhar o ritmo agitado da vida moderna utilizamos a “luz” microondas para esquentar os nossos alimentos. Até mesmo a nociva “luz” ultravioleta pode ser usada para diversas aplicações na indústria e na medicina. Não podemos esquecer dos diversos tipos de “luz” que os médicos costumam utilizar. O raio-X, talvez, seja a forma mais conhecida de utilização da “luz” na medicina.

Podemos também curtir nossas músicas preferidas utilizando um tipo de “luz” que chamamos de ondas de rádio, assim como podemos também usar um aparelho que usa “luz” laser para ouvir e gravar nossas músicas e dados diversos num CD ou DVD. Aliás, o laser tem atualmente uma infinidade de aplicações, nos mais diversos setores, que vão desde cirurgias odontológicas até cortes de chapas metálicas na indústria automobilística.

Atualmente, a preocupação com a conservação do meio ambiente ocupa cada vez mais espaço em nossas vidas e muitas pessoas tem usado painéis solares para converter a “luz” do sol em energia elétrica. Também é possível usar essa mesma “luz” solar para aquecer e também filtrar impurezas da água. Energia mais limpa e facilmente renovável, isso, sim, é tecnologia!!!

A internet demanda uma grande quantidade de transmissão de dados por segundo, e, até onde sabemos, a coisa mais rápida que existe no mundo é a luz. Então as fibras ópticas entram em ação e transmitem grandes volumes de dados através de distâncias continentais e oceânicas usando “luz”.

Com esses exemplos acima podemos ver que a “luz” desempenha um papel essencial no nosso dia a dia e que constitui parte fundamental do nosso modo de vida. A equipe do fóton Blog acredita que, jogando um pouco de "luz" sobre o conhecimento, será possível contribuir para uma melhor compreensão do mundo atual.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Parceiros fóton Blog

Twitter
Twitter

O designer fóton Blog

Twitter