segunda-feira, 4 de julho de 2011

Nasa anuncia nave que substituirá ônibus espaciais



Por Antônio Arapiraca*
De Curvelo - MG

Divulgação - NASA
Após aposentar a sua série de ônibus espaciais, a Agência Aeroespacial Norteamericana, NASA, já está na fase final do desenvolvimento de sua nova série de veículos espaciais. A agência disponibiliza em seu site  informações sobre o MPCV (Multi-Purpose Crew Vehicle, ou Veículo multifuncional tripulado). Diferentemente dos antigos ônibus espaciais, que só tinham autonomia para chegar no máximo até o telescópio espacial Hubble (600 km acima da superfície terrestre), os MPCV foram projetados para fazer viagens mais longas acima da órbita baixa da terra.

MPCV (Multi-Purpose Crew Vehicle, ou Veículo multifuncional tripulado) em fase final de construção
Divulgação - NASA
A NASA atualmente trabalha num novo programa de exploração espacial que prevê uma nova geração de veículos como o Ares I e o Orion. Enquanto o novo projeto de veículos espaciais norteamericano não fica pronto as próximas missões serão lançadas pelos veículos espaciais russos Soyuz que estão em operação desde os anos 1960. O MPCV, que deve começar a operar entre 2019 e 2020, irá servir como veículo de exploração para levar uma tripulação ao espaço e terá sistema capaz de manter os astronautas em segurança.

Apesar de ser a última palavra em veículos aeroespaciais, o design do MPCV é inspirado na série de cápsulas espaciais Apollo que desbravou o espaço nos anos 60 e 70 e chegou até a lua em 1969. Segundo informações do site da NASA, essa escolha de design foi feita pois ao reentrar na atmosfera em altíssima velocidade o formato de cápsula é o que melhor resiste às altas temperaturas produzidas devido ao atrito entre a atmosfera e a fuselagem.

Clique aqui para ver mais imagens do MPCV.

*Antônio Arapiraca é físico, professor do CEFET/MG e editor do fóton Blog.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Parceiros fóton Blog

Twitter
Twitter

O designer fóton Blog

Twitter