sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Novo estudo revoluciona a teoria da aparição da vida na terra.

Por Juliette Savin*
Do Rio de Janeiro/RJ

A aparição de células complexas, que possuem um núcleo para armazenar o DNA, pode ter acontecido uma só vez na história da vida na Terra. É o que dizem cientistas europeus, em um estudo publicado na revista Nature, no dia 21 de outubro de 2010.


A teoria de Nick Lane, do University College em Londres, e Bill Martin, da Universidade de Dusseldorf, é de que células simples, como bactérias, que foram as primeiras a aparecer na Terra, cresceram em tamanho ao longo do tempo e continuaram a crescer até o ponto de não conseguirem mais produzir energia suficiente para se alimentar. E aí tiveram de encontrar uma nova forma de produzir energia.

Bactérias normalmente produzem energia de várias formas - usando luz, através de um processo chamado fotossíntese, glicose ou matéria inorgânica, como ferro,  sulfuro ou nitrogênio.

Em células complexas, também chamadas de eucariotas, a energia é produzida por pequenas "usinas" presentes dentro das células, as mitocôndrias. Elas usam glicose para produzir energia, na presença necessária de oxigênio. Elas são a chave da aparição da vida complexa na Terra. No entanto, quem apareceu primeiro? A célula complexa ou a mitocôndria?

As mitocôndrias são muito parecidas com bactérias e a teoria, até então, era que de células complexas tinham evoluído primeiro e que, somente depois, tinham 'engolido' algumas bactérias, que teriam se transformado em mitocôndrias.

A nova teoria diz que, sem as mitocôndrias, células complexas nunca teriam aparecido. E ainda: que a primeira célula complexa que apareceu, ao engolir bactérias para produzir mais energia, é o nosso único ancestral! Esse evento só teria acontecido uma vez na Terra! Segundo os autores, estes estudos sugerem que formas de vida alienígena somente poderiam existir se um evento deste tipo ocorresse, ou seja, "os alienígenas também precisam de mitocôndrias".

Estudo original na revista Nature pode ser encontrado aqui

Matéria sobre o estudo publicada na revista inglesa New Scientist pode ser vista aqui 

*Juliette Savin é bióloga e especialista em divulgação científica. Trabalha atualmente em atividades de divulgação científica para o Pólo Náutico da UFRJ e é também assessora de comunicação do Desafio Solar Brasil.

6 comentários:

Nah disse...

Seria o inicio da vida dos alienigenas na Terra ? hahaha

Unknown disse...

???
kkk

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

aow niemeyer...kkkkk..pode falar o nome não(pode ser perigoso...hehehehehe

Jéssica Daiane disse...

Ara to começando a ter medo desse blog mutante, quase todo dia ele ta diferente.kkkk
mais ta fikando bem legal
( prefiro o outro jeito - anterior à esse -)

Antônio Arapiraca disse...

mutatis mutandis

mas, ninguém comentou o que achou da reportagem!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Parceiros fóton Blog

Twitter
Twitter

O designer fóton Blog

Twitter