sexta-feira, 6 de maio de 2011

Vitamina C, a molécula que nunca pode faltar

A Vitamina C, ou ácido ascórbico, é uma molécula feita de átomos de hidrogênio e oxigênio, com uma função vital na saúde humana. É importante para o metabolismo dos animais e é obtido apenas através da alimentação. Sua deficiência leva à síntese defeituosa do tecido colagenoso e ao escorbuto. Seus sintomas são sangramento e inchaço das gengivas, perda de dentes, sangramentos subcutâneos, baixa cicatrização e outros.


Essa doença era comum na época das grandes navegações e causou grande número de mortes, visto que nas longas viagens os navegantes não dispunham de alimentos como verduras e frutas cítricas. Além de frutas cítricas, a Vitamina C é encontrada no tomate, goiaba, pimentão verde e batata.

O conceito de vitamina antiescorbútica foi estabelecida pelo polonês Casimir Funk (que chamava a sustância de "vital amim", amina vital). Somente em 1935 a síntese total da vitamina C foi realizada por Hirst, Harworth e Szent-Gyorgyi, após vários estudos sobre a definição de sua estrutura. Os dois últimos foram agraciados com o Nobel de Química e Medicina, respectivamente.

fonte: Blog AIQ 2011

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Parceiros fóton Blog

Twitter
Twitter

O designer fóton Blog

Twitter