segunda-feira, 22 de abril de 2013

Quase tudo sobre os dinos: uma emocionante aventura histórica!

Foto: Mariana Alcântara

Por Mariana Alcântara e Mariana Sebastião*
De Lisboa - Portugal

Quase tudo sobre Dinos é o título ideal para descrever a dinâmica envolvida na exposição sobre os dinossauros instalada no Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa (MUHNAC – UL). Todo tipo de informação sobre estes animais está disponível para os visitantes, sejam eles crianças ou adultos, por meio de um passeio orientado pelo espaço.

No que diz respeito ao público infantil, os monitores contam, por meio de uma linguagem lúdica e dinâmica, as fascinantes histórias sobre como foram encontrados os primeiros fósseis destes animais na China, na América, na Inglaterra, dentre outras localidades. E foi na quarta-feira, dia 17 de abril, que os alunos do Centro de Educação Infantil Os Letrinhas visitaram esse instigante ambiente.

Foto: Mariana Alcântara

Foto: Mariana Alcântara

Os pequenos frequentadores do MUHNAC tiveram a oportunidade de aprender sobre o que são hipóteses, como os cientistas localizam os fósseis dos dinossauros nos sítios paleontológicos, quais características tinham quando estes bichos habitavam o Planeta, como se reproduziam e assim por diante. Os miúdos também puderam tocar em algumas réplicas de fósseis e em fósseis originais, além de aprender sobre a teoria da extinção em massa dos dinossauros e sobre os animais que hoje são considerados os seus “primos”.

Foto: Mariana Alcântara
De acordo com Joana Reis, geóloga, colaboradora e bolseira do MUHNAC, trata-se de uma exposição genérica e transversal sobre o tema, que pode ser direcionada tanto para um grupo de alunos pré-escolares e do ensino secundário, quanto para o público em geral. “Apresentamos uma introdução inicial sobre a história dos dinossauros, explicamos as diferenças entre carnívoros e herbívoros, os seus diferentes tamanhos, que a extinção em massa não foi uma coisa tão simples e não ocorreu de um dia para o outro”, diz.

Para Patrícia Azevedo, colaboradora do MUHNAC e monitora da atividade, a importância dessa exposição para crianças em idade pré-escolar centra-se, sobretudo, no fato de ser um tema de que gostam bastante. “Após fazerem uma visita ao museu, os professores podem aprofundar alguns assuntos em sala de aula. É por meio destas oportunidades que passamos a mensagem sobre importância da investigação científica nesta área”.

A professora do Centro de Educação Infantil Os Letrinhas, Patrícia Francisco, reforça o discurso das colaboradoras do MUHNAC. Segundo ela, ao proporcionar este educativo passeio aos seus alunos, a escola encontra uma maneira de “mantê-los em contato com outras culturas, com tudo que envolve a história, não só de Portugal, mas também do mundo”.

“Após fazerem uma visita ao museu, os professores podem aprofundar alguns assuntos em sala de aula. É por meio destas oportunidades que passamos a mensagem sobre importância da investigação científica nesta área” (Patrícia Azevedo, Colaboradora do MUHNAC)


*Mariana Alcântara e Mariana Sebastião são jornalistas de ciência e tecnologia.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Parceiros fóton Blog

Twitter
Twitter

O designer fóton Blog

Twitter