quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Como e porque existem estrelas?

Por Domingos Sávio de Lima Soares*
Publicado originalmente no Universidade das Crianças

Você já reparou nas nuvens do céu? Elas parecem flocos de algodão, branquinhas. As nuvens do céu são formadas de vapor de água, e também de gotas de água líquida e pedacinhos de gelo. São elas que formam as chuvas.

No espaço distante, lá onde estão as estrelas, também existem nuvens. Estas nuvens são formadas principalmente pelos gases hidrogênio e hélio. Elas não são como as nuvens das chuvas aqui na Terra. Elas são nuvens que formam estrelas! E, como elas estão espalhadas entre as estrelas, elas são chamadas de “nuvens interestelares”.


Estas nuvens são muito grandes, gigantescas, muito maiores do que a Terra e do que o Sistema Solar, isto é, o Sol e todos os seus planetas.

Com o passar do tempo estas nuvens vão diminuindo de tamanho porque cada parte dela puxa a outra parte em sua direção. Isto é chamado de “atração gravitacional”. As estrelas existem, no final das contas, por causa da gravidade. A matéria atrai a matéria, e por causa disto as nuvens interestelares acabam por se fragmentar em pedacinhos menores. Cada um deles continuará a se contrair e terminará como uma estrela. Isto acontecerá quando o seu interior se tornar tão quente que a força da gravidade não consiga diminuir ainda mais o seu tamanho. A nossa estrela, o Sol, foi formado desta maneira. Mas atenção! Toda esta história leva milhões e milhões de anos.

Uma vez, o cientista norte-americano Carl Sagan, que gostava muito de explicar os mistérios das estrelas e de todo o universo para as pessoas, disse: “— Nós somos feitos de material estelar.”

Realmente, todas as substâncias que vemos à nossa volta foram fabricadas no interior das estrelas. O oxigênio que respiramos, o ferro de nossas montanhas, o carbono das plantas e do nosso corpo, tudo, tudo, foi feito no interior das fornalhas atômicas estelares!

* Domingos Sávio de Lima Soares é físico, astrônomo e professor aposentado da UFMG.


Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bom seu blog, parabéns!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Parceiros fóton Blog

Twitter
Twitter

O designer fóton Blog

Twitter