quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Radiômetro da NASA registra foto de inundações na Tailândia


Desde julho de 2011, pesadas chuvas de monção no sudeste da Ásia, resultaram em inundações catastróficas. Na Tailândia, cerca de um terço de todas as províncias foram afetadas. Em 23 de outubro de 2011, quando esta imagem do medidor de radiação ASTER, (sigla para Advanced Spaceborne Thermal Emission and Reflection Radiometer que está no veículo espacial TERRA da NASA), foi tirada, águas da inundação se aproximavam da capital Bangkok, pois o rio Ayutthaya transbordou. Nesta imagem, a vegetação é exibida em vermelho, e áreas inundadas são preto e azul escuro. O Azul brilhante  mostra águas com sedimentos sendo carregados e as áreas cinza são casas, prédios e estradas.

A imagem cobre uma área de 35,2 por 66,3 milhas (56,7 por 106,9 km) e está localizada na latitude norte 14,50, 100,50 de longitude leste. Com os suas 14 bandas espectrais que vão do visível para a região de comprimento de onda do infravermelho térmico e sua alta resolução espacial de 15 a 90 metros (cerca de 50 a 300 pés), as imagens do ASTER são feitas para mapear e monitorar a superfície do nosso planeta em mudança.

O ASTER é um dos cinco instrumentos de observação da Terra lançados em 18 dez 1999. O instrumento foi construído pelo Ministério de Economia, Comércio e Indústria  do Japão. Uma articulação entrer equipes  de ciência dos EUA e Japão é responsável pela validação e calibração dos dados coletados. A ampla cobertura espectral e alta resolução espectral do ASTER fornece os cientistas em diversas disciplinas com informações críticas para o mapeamento de superfície e monitoramento das condições dinâmicas e mudanças de temporais.

fonte: Scientific Computing News Wire

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Parceiros fóton Blog

Twitter
Twitter

O designer fóton Blog

Twitter