terça-feira, 18 de outubro de 2011

Experimento pH do planeta: Nobel de Química sobe o Morro do Alemão no Rio e testa acidez da água

O maior experimento já realizado por estudantes brasileiros contou na última segunda-feira com a ajuda do prêmio Nobel de Química de 2008, o biólogo americano Martin Chalfie. Ele foi ao Complexo do Alemão para testar a acidez da água coletada pelos alunos da rede pública. A iniciativa faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia , e integra o calendário de atividades do Ano Internacional da Química. Ao todo, serão cerca de 40 mil kits com reagentes químicos capazes de informar o pH (a alcalinidade ou acidez) de amostras. Os resultados alimentam um mapa nacional disponível na internet e, depois, farão parte de um banco de dados internacional, dentro do projeto "pH do Planeta".


- O Prêmio Nobel é um símbolo incrível, mas o importante foi poder deixar uma mensagem para os estudantes - disse Chalfie. - Participar de um mapa geral brasileiro é uma demostração para a população que todos podem contribuir. Estou muito empolgado com essa iniciativa, que mobiliza milhares de estudantes. É importante despertar o interesse das crianças para a ciência.

Pela segunda vez no Brasil, Chalfie ainda não conhecia uma favela. No Complexo do Alemão, o americano ressaltou a importância de dar oportunidades para as pessoas de todos as classes sociais e do ensino de nível básico com qualidade.

- O ensino elementar precisa contar com uma boa base de matemática. É frustrante saber que isso nem sempre ocorre, por isso é importante o apoio do governo e pesquisas - ressaltou. - Além disso, o cientista deve despertar o interesse dos jovens para as várias aplicações da ciência no nosso dia a dia. Programas como "CSI" (série de televisão que mostra como a ciência ajuda a polícia a desvendar crimes) chamam a atenção para isso.

Perguntado se ele não acha estranho que o Brasil não tenha qualquer cientista ganhador do Nobel, Chalfie foi otimista:

- Não conheço muito sobre os cientistas do Brasil, mas é claro que é possível ter um brasileiro ganhador do Nobel. É preciso tempo e investimentos.

As medições de pH feitas pelo americano no Complexo do Alemão vão se juntar aos trabalhos de outros alunos brasileiros. A comparação com os resultados de diferentes locais do Brasil já pode ser feita na página da Sociedade Química Brasileira .

A medição de pH da água é uma das 15 mil atividades a serem realizadas durante a semana da ciência em 520 cidades de todo o país. Um dos destaques da programação no Rio é uma exposição no Centro Cultural da Light sobre a cientista Marie Curie , a primeira mulher a ganhar um Nobel, há exatos cem anos.

- Estamos celebrando o papel da mulher na ciência. O centenário de Marie Curie vai ser comemorado com homenagens da ONU - disse Cláudia Rezende, coordenadora do Ano Internacional da Química.

O ano tem como tema "Química para um mundo melhor", e conta com o apoio da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), além da União Internacional de Química Pura e Aplicada (Iupac).

Já o tema da Semana Nacional da Ciência é "Mudanças Climáticas, desastres naturais e prevenção de risco", e faz referência a desastres naturais, como as chuvas que castigaram a Região Serrana:

- O tema tem relação com esses eventos, como enchentes, deslizamentos, queimadas, raios etc. Queremos mostrar como a ciência pode contribuir para encontramos soluções - disse Ildeu de Castro Moreira, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, responsável pela semana.

fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Parceiros fóton Blog

Twitter
Twitter

O designer fóton Blog

Twitter