quarta-feira, 18 de maio de 2011

Por que estudar Ciências?

Por Professora Thays
De João Pessoa - PB


Esse post foi pensado durante uma aula da turma do 8º Ano C da Escola Municipal Fenelon Câmara, aonde eu leciono, quando a aluna Yasmin estava “indignada”, pois TEM que estudar as algas. A pergunta dela era: “Pra que serve eu entender de algas?”


Eu a respondi o seguinte: “Você sabia que as algas são responsáveis pela reposição do oxigênio do planeta e não a Amazônia, como muitos falam por aí? Além disso, as algas estão na base das cadeias alimentares.”

Enfim... Ficamos conversando um pouco sobre isso na sala... E quando cheguei em casa, percebi que precisava dizer algo sobre isso.

Ciências vem do Latim scientia que significa conhecimento. O século XXI é chamado de “Era do Conhecimento”, na qual tem o poder quem tem a informação.

A disciplina Ciências está inserida no ensino fundamental para que os alunos consigam através dos conceitos aprendidos, fazer relação com situações do cotidiano e criar soluções para os problemas.

Vou citar alguns exemplos:

Primeiro - Estudamos a célula e depois os níveis de organização biológica... Para que?! Para entendermos a relação entre nosso corpo e cada uma das milhares de células que tem no seu corpo; e com essa informação, você entende porque precisamos nos alimentar... Por que mesmo hein?! Porque através do alimento, as células do corpo conseguem a tal “energia” para continuarem funcionando e trabalhando para mantê-lo vivo.

Segundo – Estudamos as Doenças Sexualmente Transmissíveis, as DST’s, para que? Para decorar o nome das doenças, ver um monte de foto nojenta e ganhar uma nota?!

Nãoooooooo... É para percebemos a infinidade de doenças existentes e como é perigoso ter relação sexual sem preservativo (camisinha). Além disso, serve para que se um dia [Espero que nunca aconteça!] você se depare com qualquer mancha, ferida ou coceira nos órgãos genitais procure imediatamente um médico especialista, Ginecologista (para as mulheres) e Urologista (para os homens).

Para aprender Ciências, o mais importante é querer entender como as coisas acontecem ao nosso redor e ser questionador... É nessa disciplina que você aprende por que o céu é azul, por que enxergamos, quais os causadores das mudanças climáticas, como a tecnologia está inserida no nosso dia a dia, entre outros assuntos.

Para mim, a maior contribuição da disciplina Ciências é formar um ser crítico e cidadão.

Saber com as Ciências [Naturais] como ter consciência do nosso papel no planeta!

Vou concluir, disponibilizando para Yasmin, dois arquivos em powerpoint para ajudá-la e a quem mais interessar sobre os grupos de algas.

As Algas

Namastê!
Beijos e Abraços,
Profª Thays.

*Professora Thays é biologa e professora de ciências da rede municipal de João Pessoa.

2 comentários:

Proª Thays disse...

Olá,
Que bom q vcs gostaram do meu texto...hehehe...
Fico feliz q postaram aqui, pois assim mais pessoas leem...
O conhecimento só é válido quando é disseminado.

Gostaria de aproveitar e divulgar meu blog:
sabercomciencias.blogspot.com

Ainda estou engatinhando por este universo...
Conto com o apoio e acontribuição de todos... É um espaço aberto p/ troca de saber!

Abraço em tod@s,
Thays.

Erika disse...

olá, amei este espaço, pois era tudo que eu queria como ajuda, para uma de minhas primeiras aulas de ciência. Pois me veio em m ente o seguinte: quando eu comecei no fundamental, estudar ciências, alguém me mostrou a importância?
Foi daí que surgiu em minha mente passar para meus alunos esses pontos importante, que muitas vezes deixamos passar despercebido. Esse site, essa sua ajuda profª foi e sei que será mais vezes importante para várias salas, de aula!
Continue com partilha de seu ambiente de trabalho"e nos passando suas experiências".

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Parceiros fóton Blog

Twitter
Twitter

O designer fóton Blog

Twitter