sexta-feira, 15 de abril de 2011

First Orbit - Um filme que celebra os 50 anos da ida do homem ao espaço



Por Antônio Arapiraca*
Do Rio de Janeiro

Cinquenta anos atrás o cosmonáuta soviético Yuri Gagarin foi o primeiro humano a visitar o espaço. No dia 12 de abril de 1961 a bordo do veículo espacial Vostok 1 ele ficou 108 minutos em órbita da Terra. Para celebrar esse fantástico feito que marcou para sempre o modo como a humanidade via o seu planeta, o cineasta Cristopher Riley recriou o ambiente da viagem de Gagarin no filme First Orbit (ou primeira órbita em português).

O mais interessante é que o filme é um projeto colaborativo e o mesmo está sendo distribuído gratuitamente como forma de fazer as pessoas reviverem os emocionantes momentos deste episódio histórico. Riley montou uma parceria com a Agência Espacial Européia e as imagens da terra que aparecem no filme foram feitas pelas tripulações das expedições 26 e 27 da Estação Espacial Internacional de modo a recriar a visão que o cosmonáuta teve durante seu vôo. A essas imagens foram associadas as gravações com os áudios (em russo com legendas em inglês) da rádio-comunicação entre Gagarin e a base soviética em Terra. Uma trilha sonora especialmente composta pelo compositor Philip Sheppard incrementa o projeto.

A órbita da Estação Espacial Internacional foi ajustada para o mais próximo possível do planeta, de modo a garantir um maior grau de fidelidade com relação às imagens que Gagarin viu quando esteve tripulando o Vostok 1.

Trajetória de vôo do veículo Vostok 1.
Para fazer a iniciativa chegar ao maior número possível de pessoas o First Orbit está sendo veículado via Youtube e pode também ser baixado de forma gratúita no site do filme. Os making off das gravações, trailers e mais detalhes sobre o projeto também estão disponíveis em inglês.

*Antônio Arapiraca é físico, professor do CEFET/MG e editor do fóton Blog.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Parceiros fóton Blog

Twitter
Twitter

O designer fóton Blog

Twitter