sexta-feira, 15 de abril de 2011

Palestra de John Hopcroft, referência mundial da computação, nesta sexta na UFMG

O papel da ciência da computação nas mudanças intensas conduzidas pelas tecnologias da informação será aspecto central da palestra que John Hopcroft, da Universidade de Cornell (EUA), fará nesta sexta-feira, 15, a partir das 14h30, no ICEx. O evento será transmitido ao vivo pela web. Ganhador em 1986 do Prêmio Turing – espécie de Nobel da ciência da computação – e membro das mais reconhecidas entidades científicas norte-americanas, Hopcroft tornou-se referência na área com suas contribuições teóricas, especialmente sobre análise de algoritmos [lógica ou "instrução" que rege a execução de ações de um programa de computador], teoria de autômatos e algoritmos em grafos.


"Ele é um dos dez nomes top no meio da computação e pelo menos cinco de seus livros obtiveram tanto impacto em nossa área, que são considerados seminais em suas abordagens", comenta o professor Nívio Ziviano, do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG, um dos responsáveis pela visita de Hopcroft ao país.

Atualmente, os interesses de pesquisa do norte-americano estão focados na captura e acesso à informação, com estudos sobre comportamento da informação em redes sociais – com os quais as linhas de pesquisa do DCC estão em grande sintonia, especialmente as do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para a Web (INWeb), coordenado nacionalmente por Virgílio Almeida e Nívio Ziviani, da UFMG.

Denominada Computer science theory to support research in the information age, a exposição de Hopcroft acontecerá às 14h30, no auditório 3 do Instituto de Ciências Exatas (ICEx), no campus Pampulha da UFMG. Não é necessário fazer inscrição; o evento é aberto ao público. A promoção é do Departamento de Ciência da Computação da UFMG.

Saiba mais sobre John Hopcroft no portal da Cornell University.

fonte: Notícias da UFMG

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Parceiros fóton Blog

Twitter
Twitter

O designer fóton Blog

Twitter