domingo, 27 de fevereiro de 2011

Estamos mesmo mudando o clima?

Por Roberta Smania Marques*
Via Jornal A Tarde, em 25/11/2011

Verão é assim, aqui em Salvador tem muito sol, muito calor, mas também chove de vez em quando. Em geral, nesta estação do ano chove muito em algum lugar do país causando um desastre: desmoronamento e enchentes que destroem, inundam e contaminam casas, plantações, etc. Já faz um tempo que se discute a nossa participação nos eventos climáticos das ultimas décadas e muitos  pesquisadores têm trabalhado para investigar se realmente há conexão entre o nosso comportamento e o clima do planeta. Existe, porém, um grupo de pesquisadores que defendem que políticos e pesquisadores estão espalhando esta ideia pelo mundo para gerar, entre outras coisas, um aumento dos investimentos em determinadas áreas da ciência.

Neste mês um grupo de pesquisadores do Canadá e outro da Inglaterra publicaram dois estudos na revista Nature afirmando que as ações humanas tem mesmo contribuído para o aumento da possibilidade de enchentes. Os cientistas utilizaram observações e simulações do clima em modelos e programas de computador para entender o que aconteceu e o que pode acontecer no clima com mais e menos gases estufa na atmosfera.


 As respostas apontam para o homem como vilão do tempo: aumentos da produção de gases que causam o efeito estufa estão afetando diretamente as pesadas chuvas que tem causado tantas enchentes. Os cientistas que fizeram as publicações lembram que são necessárias mais pesquisas para concluirmos todas as conseqüências da nossa contribuição nesses eventos extremos. E você, o que pensa sobre o assunto?

*Roberta Smania Marques é biologa, especialista em divulgação científica e professora da UEPB

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Parceiros fóton Blog

Twitter
Twitter

O designer fóton Blog

Twitter