domingo, 27 de fevereiro de 2011

O adeus do ônibus espacial Discovery



Por Antônio Arapiraca*
De BH

Divulgação - NASA
Em sua última missão, o ônibus espacial Discovery conseguiu se acoplar, neste sábado, 26, à Estação Espacial Internacional (ISS, sigla em inglês de International Space Station). Lançado na última quinta-feira, 24, do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, o veículo levou até a ISS um módulo de armazenamento e um sofisticado robô humanóide. A missão deve durar 11 dias.

O Discovery foi entregue ao Centro Espacial Kennedy em 1983 e decolou para sua primeira missão em 30 de agosto de 1984, levando 3 satélites de comunicação para o espaço. Em abril de 1990 levou o telescópio espacial Hubble para órbitar em torno da terra. Após os acidentes com as aeronaves Challenger (1986) e Columbia (2003), o Discovery passou a ser considerado o líder da frota de ônibus espaciais da agência aeroespacial norte-americana (NASA), que ainda conta atualmente com os veículos Endeavour e Atlantis. A Discovery já ficou ao todo 352 dias em órbita, dando 5.628 voltas ao redor da Terra. Ao todo foram 39 missões e na volta desta última o Discovery será colocado em um museu.

Divulgação - NASA

Em 2010 a NASA decidiu aposentar a frota de ônibus espaciais e em breve Endeavour e Atlantis irão se aposentar também. A NASA atualmente trabalha num novo programa de exploração espacial que prevê uma nova geração de veículos como o Ares I e o Orion. Enquanto o novo projeto de veículos espaciais norteamericano não fica pronto as próximas missões serão lançadas pelos veículos espaciais russos Soyuz que estão em operação desde os anos 1960.

*Antônio Arapiraca é físico, professor do CEFET/MG e editor do fóton Blog.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Parceiros fóton Blog

O designer fóton Blog

Twitter