sábado, 20 de abril de 2013

Um Jardim de Borboletas no MUHNAC - UL

Foto: Mariana Alcântara
Por Mariana Alcântara e Mariana Sebastião*
De Lisboa - Portugal

A beleza e exuberância das borboletas encantam pessoas de todas as idades devido à variedade de cores, formas e padrões de suas asas. Mas como compreender as diferentes fases do desenvolvimento destes pequenos insetos? Esta é a proposta da atividade denominada Um Jardim de Borboletas, que faz parte da programação do Borboletário do Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa (MUHNAC).


Na tarde desta terça-feira, dia 16 de abril, uma turma composta por vinte crianças do 2º ano do ensino básico do Externato As Descobertas teve a oportunidade de acompanhar uma visita orientada com objetivo de aprender curiosidades sobre adinâmica do ciclo de vida das borboletas. Logo no início, ocorreu uma breve explicação sobre a importância das plantas para estes animais, que gira em torno da alimentação, reprodução, proteção da chuva e calor excessivo, dentre outros fatores.

Durante o passeio, os pequenos estudantes também tiveram a oportunidade de regar as plantas e tocar nas lagartas e crisálidas. O final da atividade é marcado pela compreensão da existência de outros tipos de bichos que também habitam o Borboletário: aranhas, maria-café, formigas, dentre outros.

Para a bolseira do MUHNAC e monitora do Borboletário, Adriana Galveias, um dos principais objetivos da atividade é mostrar as diferentes espécies de borboletas que existem em Portugal. “Queremos sensibilizar nossos visitantes para a necessidade de conservação da natureza mostrando aquilo que é facilmente reconhecível no campo”, diz.

Foto: Mariana Alcântara
“Queremos sensibilizar nossos visitantes para a necessidade de conservação da natureza mostrando aquilo que é facilmente reconhecível no campo” (Adriana Galveias, monitora do Borboletário)


Fonte: Página do Facebook do MUHNAC

*Mariana Alcântara e Mariana Sebastião são jornalistas de ciência e tecnologia.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Parceiros fóton Blog

Twitter
Twitter

O designer fóton Blog

Twitter