quarta-feira, 24 de abril de 2013

Céu, Planetas e Estrelas: um olhar para despertar a imaginação!

Foto: Mariana Alcântara.

Por Mariana Alcântara e Mariana Sebastião*
De Lisboa

Com dezoito anos de existência, o Planetário do Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa (MUHNAC – UL) permite que os participantes das suas sessões percebam melhor o movimento dos planetas e das estrelas. Dentro da sala que abriga o equipamento do Planetário, o Projetor Skymaster ZKP2 da Zeiss, é possível observar o céu visível a olho nu em diferentes latitudes. Sob a matriz de um céu estrelado são abordados diversos temas de astronomia e de astrofísica de acordo com o perfil de cada grupo de visitantes. E foi assim que estudantes do Colégio Moderno, integrantes do segundo ano do ensino básico, tiveram a oportunidade de aprender sobre o sistema solar na atividade denominada Rei Sol, na última sexta-feira, dia 19 de abril.

“Quando as crianças chegam para esta atividade conseguem perceber melhor, dentre outras coisas, porque o sol se move no céu”, afirma João Duarte, colaborador do MUHNAC e monitor do Planetário. “Eles sempre têm perguntas que geram respostas e também novas dúvidas”, diz. Segundo João, uma enorme cúpula demonstra o céu de dia e de noite como em um filme. “O Planetário consegue captar esse fascínio com imagens fabulosas e com o mais fantástico de tudo, que é a simulação do céu noturno”, completa.

A intenção é compreender sobre as estrelas e o movimento dos planetas. As sessões direcionadas às escolas são adaptadas ao conteúdo que é trabalhado em sala de aula. Também há sessões para o público geral, que acontecem periodicamente aos finais de semana, com programação disponível no site do MUHNAC.

De acordo com João Duarte, o público do Planetário é majoritariamente escolar, sendo que a faixa etária dos frequentadores é composta por crianças entre dez e doze anos. Além disto, são abordados temas diversos de astronomia e astrofísica de forma acessível a todos. “A astronomia tem uma história tão antiga que se mistura como imaginário humano e os mais pequeninos conseguem alimentar ainda mais a imaginação”, conclui o monitor.

Para agendar visitas ao Planetário, as escolas e o público em geral podem consultar a programação no site do MUHNAC ou entrar em contato com a administração do Museu por meio do telefone 21 392 18 00 ou e-mail: geral@museus.ul.pt.

*Mariana Alcântara e Mariana Sebastião são jornalistas de ciência e tecnologia.

2 comentários:

Ingrid disse...

Muito interessante!! tive a oportunidades de visitar um Planetário(em Dragão do Mar,Fortaleza-Ce). Gostei muito!!

Ingrid disse...

Eu tive a oportunidade de visitar um planetário(em Dragão do Mar, Fortaleza-Ce). Gostei muito!!é bem interessante!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Parceiros fóton Blog

Twitter
Twitter

O designer fóton Blog

Twitter