quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Guerra Cibernética


"Todo mundo pode participar divulgando os protestos.”

Por Ângela Silveira*
De Curvelo - MG

Estamos em guerra. Dois projetos de lei estão em discussão nos EUA e serão votados nessa terça 24 de janeiro, o Sopa (Stop Online Piracy Act, ou Lei para Parar com a Pirataria Online) e Pipa (Protect Intellectual Property Act, ou Lei para Proteger a Propriedade Intelectual). Esses projetos têm como objetivo de garantir as empresas portadoras dos direitos autorais o direito de bloquearem qualquer site que divulgue gratuitamente seus arquivos e dados, com punição de ter o site tirado do ar, multa e prisão de 5 anos a quem infligir a lei, ou mostrar meios para tal ato.

A lei também se aplica a sites que abrigam conteúdos produzidos pelos usuários, como Tumblr, Facebook, YouTube e Reddit. Sendo clara, isso impediria que fosse possível baixar arquivos como musicas, vídeos, imagens , seriados, animes, filmes, livros e tantas outras mídias. E não apenas isso, impediria que você pudesse, por exemplo, fazer um vídeo com trechos de filmes e aquela musica que tanto gosta. Pesquisas como essa que eu fiz de forma livre e gratuita se tornariam mais complicadas. Já deveríamos ter saído da época da censura. A internet, tão divulgada como um lugar livre e democrático, pode se tornar aquilo que tanto criticávamos e rejeitávamos.

Vários sites e empresas grandes entraram em ação. O blecaute foi anunciado por Markham Erickson, porta-voz da NetCoalition, coalizão de empresas contrárias à lei - como Facebook, AOL, eBay, Facebook, Foursquare, Google, LinkedIn, Twitter, PayPal e Wikipedia. A ideia é desligar os serviços por um tempo para alertar a população sobre os possíveis efeitos da lei.

O mundo cresceu muito às custas da chamada inclusão digital. Compartilhamento de pensamentos e idéias fazem a população crescer e enriquecer intelectualmente. Divulguem essa ideia. Devemos sempre pensar em evoluir, jamais retornar a métodos ultrapassados de censura à liberdade de expressão e divulgação de mídias e ideias.

fontes: Portal IG, G1, R7 e rosas-de-gaveta.tumblr.com

*Ângela Silveira tem 16 anos e é estudante do curso técnico em edificações do CEFET/MG no campus X em Curvelo - MG.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Parceiros fóton Blog

Twitter
Twitter

O designer fóton Blog

Twitter