domingo, 27 de novembro de 2011

Salvador sedia Encontro Nacional de Afoxés


Salvador será sede da primeira edição do Encontro Nacional de Afoxés, que acontece a partir de amanhã, 28, e vai até o dia 30 deste mês. O evento é uma realização da Federação Nacional de Afoxés e marca um ano de reconhecimento formal dos afoxés da Bahia como patrimônio imaterial pelo governo do Estado. Devido à tão recente garantia formal de preservação de uma prática tão antiga é que o evento pretende alargar o conhecimento da população sobre os significados culturais dos afoxés, ainda tão pouco compreendidos e respeitados.

Por isso, um dos objetivos do encontro é estender o exemplo da Bahia ao restante do Brasil, com a proposição do reconhecimento dos afoxés como patrimônio imaterial nacional. Além disso, no evento, será gerado um documento sugerindo políticas públicas voltadas ao segmento e à salvaguarda de suas características tradicionais.

O encontro acontecerá no auditório do Teatro Caetano Veloso da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), no Cabula. Estão confirmadas as presenças do governador Jaques Wagner e intelectuais como Ubiratã Castro, Jaime Sodré, Augusto Aras e Yêda de Castro. Já o encerramento, no dia 30, será realizado no Largo de Pedro Archanjo, Pelourinho, às 19 horas. A entrada será gratuita.

O Brasil tem cerca de 80 afoxés, entre eles 30 estão na Bahia, como Filhos do Congo, Pai Burokô, Filhos de Gandhy, Filhas de Gandhy, Filhas de Oxum, Laroyê Arriba, Pomba de Malê, Dança Bahia, Bahia em Cena, Netos de Gandhy, Korin Nagô, Luaê, Afoxé de Alagoas e Afoxé Odô Iyá e Ataojá Rei.

Assessoria – contato
Débora Alcântara (71) 9147-3846

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Parceiros fóton Blog

O designer fóton Blog

Twitter