sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Harry Kroto, Nobel de Química de 1996 faz palestra na UFBA

Como parte das comemorações dos 60 anos do Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Ano Internacional da Química (AIQ 2011), a Universidade Federal da Bahia recebe no dia 25 de novembro o Prof. Sir Harry Kroto, da Universidade do Estado da Flórida (USA), que irá proferir palestra sobre “Criatividade sem Fronteiras”, às 16h, na Reitoria da UFBA. Harold Walter Kroto (Harry Kroto) é um químico britânico e foi agraciado com o Nobel de Química de 1996.

A maior parte de sua carreira docente transcorreu na Universidade de Sussex na Inglaterra e atualmente leciona na Universidade do Estado da Flórida. Nos anos 1970 ele lançou um programa de pesquisa para buscar cadeias de carbono no espaço cósmico. Seus estudos iniciais detectaram a molécula cianoacetileno (H-C=C-C=N). O grupo de Sir Kroto buscava evidências espectrais de moléculas ainda mais longas, tais como o cianobutadieno (H-C=C-C=C-C=N) e o cianohexatrieno (H-C=C-C=C-C=C-C=N) e as encontrou entre 1975 e 1978.

Em 1985, um experimento não apenas provou que as estrelas podiam produzir as cadeias de carbono, mas também revelou um resultado surpreendente - a existência de moléculas do tipo C60 - com estrutura cíclica e 60 átomos de carbono - que foi denominada de fulereno. O Prêmio Nobel de Química de 1996 foi dividido entre o próprio Kroto e Robert F. Curl Jr. e Richard E. Smalley (falecido em 2005), ambos da Rice University, Texas (USA). Atualmente Sir Kroto realiza pesquisas em Nanociência e Nanotecnologia e dedica parte de seu tempo e esforços para divulgação científica, por meio da Fundação Vega na Inglaterra (www.vega.org.uk).

O evento é uma promoção Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com o apoio da Fundação Conrado Wessel (FCW),Sociedade Brasileira de Química (SBQ) e Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Energia e Ambiente (INCT E&A) e Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal da Bahia (UFBA). A conferência contará com serviço de tradução simultânea, do inglês para português. Para utilizar esse serviço, os participantes deverão retirar o fone de ouvido mediante a entrega de um documento por usuário.

fonte: UFBA em pauta.

2 comentários:

Matheus disse...

Excelente evento, realmente é uma pessoa diferente. Parabéns aos organizadores!

Matheus disse...

Parabéns também pelo ótimo blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Parceiros fóton Blog

Twitter
Twitter

O designer fóton Blog

Twitter