domingo, 9 de outubro de 2011

A verdade incoveniente do aquecimento global



Por Rafael de Castro*
De Curvelo - MG

Certo dia de agosto, na aula de geografia no Campus X do Cefet-MG  em Curvelo - MG, tive a oportunidade de assistir ao documentário “Uma Verdade Inconveniente”, que provocou grande reflexão da minha parte. O Filme aborda a questão do aquecimento global e entre os diversos assuntos retratados, podemos citar o efeito estufa, os furacões que atingem os Estados Unidos, o derretimento das geleiras, as consequências destes, e todas as preocupações e medidas para tentar salvar o planeta.

Al Gore o homem que foi o “futuro Presidente dos EUA”, explicou minuciosamente cada passo do aquecimento global, que ocorre da seguinte maneira: os gases poluentes emitidos aqui da terra vão parar na camada de ozônio, engrossando a mesma, e quando os raios infravermelhos da radiação solar são refletidos para fora da superfície da terra não conseguem ultrapassar essa espessa camada de gases e ficam retidos na atmosfera, o que produz o aquecimento.

Este aquecimento tem consequências terríveis, como o aumento da temperatura no mundo, derretimento das geleiras, alteração do regime de chuvas, evaporação dos solos, a proliferação de mosquitos (que com o aquecimento chegam a diversos lugares e causam mais doenças), inundações, etc. Um fato que fica explícito neste filme é a preocupação do palestrante com a situação que o mundo se encontra. Tudo isto causado pela grande concentração de diversos gases na atmosfera como dióxido de carbono (CO2) e monóxido de carbono (CO), gases nocivos do efeito estufa. E o culpado disto é o homem, que produz estes gases incontrolavelmente e complica nossa situação.


Outro assunto intrigante comentado no vídeo são os grandes furacões que atacam os Estados Unidos quase todos os anos e causam muita destruição. O mais recente este ano, foi o furacão Irene, que devastou o país com ventos a mais de 100 km/h e muitas inundações. Al Gore tenta nos alertar de que tudo está correlacionado, diretamente e indiretamente; os furacões ao entrar em contato com a água dos oceanos, que está cada vez mais quente, aumentam sua intensidade e tamanho, e a “bagunça” a ser causada só aumenta. As ferramentas atuais de trabalho estão se desenvolvendo, e causando prejuízos à Terra e diferentemente de como era antigamente, em que se usava a pá para escavar e transportar materiais, hoje usa-se o trator que queima combustível e libera CO na atmosfera. O homem não preserva o mundo como deveria, pois deveriamos ser eternamente gratos por todos os recursos naturais disponíveis e tentar preserva-los. Ao fazer uma queimada, ou cortar uma árvore, colocar um animal em risco de extinção, ele não pensa na população futura e nas grandes consequências que estão por vir, e que poderão até afetá-lo algum dia.

Os avisos que são dados devem ser levados a sério, pois tudo esta a favor do desmatamento no mundo; corais e recifes estão descolorando por causa do aquecimento e os peixes que vivem destes vão acabar entrando em extinção e desequilibrando a cadeia alimentar. Estão ocorrendo mudanças drásticas na Groelândia e em vários polos, consequentemente os mapas terão que ser refeitos. A água do mar está subindo de nível e logo alagará muitas terras, causando grandes inundações. Quanto ao calor, está ficando difícil de tolerar em todo o mundo. Aqui em Curvelo e região já sentimos os efeitos desse aumento da temperatura, imagine daqui a alguns anos...

É triste saber que um dia o belo planeta em que vivemos estará em condições precárias e que nós fomos os culpados por esta destruição. Este filme tem seus benefícios, como alertar boa parte da população sobre a situação atual e promover a conscientização dos nossos atos e deveres. Que este mundo tome um rumo melhor.

*Rafael de Castro tem 15 anos e é estudante do 1 ano do curso de edificações CEFET/MG no campus X em Curvelo - MG. Nas horas vagas gosta de andar de moto e sair com os amigos.

2 comentários:

Anônimo disse...

Boa tarde!
Primeiramente gostaria de parabenizar o blog por postagens interessantíssimas..
Gostaria de recomendar o documentário "A Grande Farsa do aquecimento Global" que retrata " o outro lado da moeda.."
Segue abaixo o link da primeira parte do mesmo: http://www.youtube.com/watch?v=RDzuXPM1W3k
=)

Bianca disse...

Coisas tão pequenas, se tivessem sido feitas antes...o mundo não chegaria a esse ponto

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Parceiros fóton Blog

Twitter
Twitter

O designer fóton Blog

Twitter