sábado, 27 de agosto de 2011

Estande da AEB é um dos mais visitados em feira de ciências

O estande da Agência Espacial Brasileira (AEB) na 3ª Feira de Ciências da Regional de Ensino de Ceilândia foi um dos mais visitados. Em pouco mais de seis horas aproximadamente cinco mil pessoas esgotaram todo o material institucional, tiraram fotos com o mock up de um astronauta e observaram com atenção as maquetes dos foguetes VSB-30 e VLS.


O local atraiu todo tipo de público. Crianças e adultos ficaram fascinados por todo esse “universo novo” da área espacial. Um exemplo disso é o estudante, Jonathan Falaschi (15), do primeiro ano do ensino médio do Centro Educacional 11 de Ceilândia. Aficcionado pelas estrelas, ele ficou impressionado com tudo que observava, em especial com a explicação sobre astronomia. “Eu sempre fui interessado pelas coisas do espaço, principalmente pelas constelações. Esta feira me proporcionou conhecer mais sobre esse assunto e daqui por diante vou procurar saber mais sobre o tema”.

Para a estudante da oitava série do Centro Educacional 6, Nayra Lisboa, os transportes espaciais foram a maior atração do espaço da AEB. “Eu nunca imaginei que era por meio de foguetes que se enviavam satélites para o espaço ou se fazia experimentos científicos. Tão pouco sabia que alguns deles eram brasileiros. Estou maravilhada com tudo isso”. Após a visita ao local, a estudante não só saiu com uma grande quantidade de material informativo como com um novo desejo. “Eu vou estudar muito para que no futuro possa ser engenheira espacial e ajudar o Programa Espacial Brasileiro”.

Apesar da boa procura pelos materiais institucionais e pelos foguetes, o que mais chamou a atenção do público foi o mock up do astronauta. Foram milhares de flashes e poses junto ao boneco. José Felipe de 12 anos, com um olhar sério e compenetrado analisou cada centímetro da roupa como se estivesse pronto para usá-la. Fã do personagem Buzz Lightear do desenho “Toy Store”, o estudante nutre o sonho de um dia se tornar um viajante do espaço. “Eu sempre gostei de assistir desenhos com astronautas. Tenho vontade de conhecer outros planetas”.

Na opinião de um dos coordenadores do evento, Marcelo Assis, a participação da AEB é fundamental para divulgar a importância do Programa Espacial. “Vimos uma enorme quantidade de estudantes carregando material da Agência. Lemos pelos jornais que faltam vários profissionais nesse segmento. Por isso é fundamental atrair a atenção dos jovens. Muitos dos que estão aqui poderão ser os cientistas de amanhã”, explicou.

Em relação à feira, Marcelo explica que já há benefícios com o sucesso do evento. “Muitas escolas que estão participando deste evento já demonstraram interesse em fazer a sua própria feira. Algumas delas, inclusive, organizarão algo similar no próximo mês”.

fonte: Site da Agência Espacial Brasileira (AEB)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Parceiros fóton Blog

Twitter
Twitter

O designer fóton Blog

Twitter