terça-feira, 31 de maio de 2011

O monumento natural do arquipélago das Cagarras e o Projeto Ilhas do Rio

* Por Instituto Mar Adentro

A cidade do Rio de Janeiro é muito conhecida por suas belezas naturais. Com o anúncio da cidade como sede das Olímpiadas de 2016, a cidade está cada vez mais visível na mídia nacional e internacional. A cidade com sua alegria e beleza natural é um destino turístico com presente e futuro promissores. Cariocas apaixonados e numerosos turistas buscam o litoral fluminense para aproveitar o sol, curtir belas praias e muita gente legal. Mas será que as pessoas já pararam para reparar o que tem além das areias cariocas?

O MONUMENTO NATURAL DO ARQUIPÉLAGO DAS CAGARRAS



Praia de Copacabana e Arpoador com o Arquipélago das Cagarras ao fundo. Crédito: Fernando Moraes.

As ilhas que compõem o Arquipélago das Cagarras estão situadas em frente à praia de Ipanema e constituem um cartão postal da cidade, sendo diariamente admiradas por muitos de cidadãos e turistas. Apesar da importância ambiental e sócio-econômica, esta área permanece praticamente desconhecida da maioria dos moradores e visitantes do Rio de Janeiro. Além disso, as ilhas do Rio são permeadas por conflitos de interesse de diferentes setores da sociedade e órgãos governamentais.

Essas ilhas, desde 13 de abril de 2010, passaram a ser a 1ª Unidade de Conservação Marinha de Proteção Integral da cidade, e ficou conhecida como Monumento Natural das Ilhas Cagarras (MoNa Cagarras). Desde então é considerado de grande importância para o Rio de Janeiro, pois é a primeira área de conservação marinha implementada no litoral carioca, que pode contribuir para a diminuição da degradação dos ecossistemas insulares da região, decorrente dos diversos impactos e da pressão de ocupação desordenada de sua costa.

O ecossistema terrestre das ilhas possui uma rica vegetação e é importante para reprodução e manutenção das populações de aves marinhas. Já no ambiente aquático, o golfinho-flíper (Tursiops truncatus), utiliza o Arquipélago das Cagarras para alimentação, descanso e criação de filhotes. Diversas espécies de peixes recifais também ocorrem na área, além de muitos invertebrados marinhos.



Golfinhos Flíper em águas no entorno do Arquipélago das Cagarras. Crédito: Liliane Lodi


Devido à proximidade com a costa, o uso dessas ilhas por alguns setores é notável. Populações de pescadores artesanais utilizam historicamente estas ilhas para seu sustento econômico. Além disso, a região marinha é utilizada por desportistas, bem como por passeios turísticos de barcos. Antes da criação do MoNa Cagarras, as ilhas estavam ainda fortemente sujeito à distúrbios antrópicos decorrentes da visitação de extratores de mexilhões e montagem de acampamentos.

Apesar de alguns trabalhos já terem sido realizados na região, há uma grande carência de informações sobre o ecossistema e o uso sócio-econômico do MoNa Cagarras. Por isso, para criação da UC, diversos embates foram travados entre o órgão federal responsável pela área (ICMBio) e diferentes setores da sociedade. Sabe-se que a melhor solução para a mediação destes conflitos é a existência de critérios técnicos claros e objetivos que embasem as tomadas de decisão por parte do poder público, embasados em informações científicas de qualidade. Além disso, uma maior articulação entre os seguimentos da sociedade é imprescindível para discutir de maneira conjunta os problemas e soluções ambientais e sociais.


O PROJETO ILHAS DO RIO


Pensando nisso, o INSTITUTO MAR ADENTRO desenvolve o projeto ILHAS DO RIO, com patrocínio da PETROBRAS por meio do PROGRAMA PETROBRAS AMBIENTAL, em parceria com as maiores instituições de ensino e pesquisa do Rio de Janeiro, diversos setores públicos e privados, além de grupos da sociedade civil. O ILHAS DO RIO foi elaborado para auxiliar na consolidação da UC, buscando a conservação da natureza e o desenvolvimento sócio-econômico sustentável da comunidade do seu entorno.

A criação de UCs requer a elaboração de um plano de manejo, que se constitui em um documento base para as ações e uso da área protegida. Para a sua elaboração, faz-se necessária a existência de dados precisos sobre o ambiente físico e a biologia local, assim como os principais usos e atividades desenvolvidas na UC. Apesar dos esforços de alguns grupos de pesquisa científica, a escassez de informações básicas sobre os ambientes terrestres e marinhos é marcante e dificulta as tomadas de decisão imprescindíveis para a gestão do ecossistema e do uso sócio-econômico da região. Portanto, o projeto ILHAS DO RIO tem como uma das linhas de atuação a pesquisa sobre a fauna e flora do MoNa Cagarras e a sistematização do banco de dados obtidos, visando o embasamento do seu plano de manejo.

Além disso, no processo de consolidação de uma UC, a falta de articulação entre os órgãos reguladores e grupos sociais pode ser muito prejudicial. O envolvimento de diferentes setores da sociedade, incluindo pescadores locais, grupos desportivos e do ramo do turismo, é de fundamental importância para o desenvolvimento sustentável e conservação do MoNa Cagarras. É necessário, portanto, que estes grupos tenham conhecimento e se adaptem à legislação vigente e nova realidade do uso do arquipélago. Neste sentido, o projeto ILHAS DO RIO executa uma série de atividades de divulgação científica, educação ambiental e mobilização social.

ILHAS DO RIO é de grande relevância, tanto para a consolidação do MoNa Cagarras, como para a cidade o Rio de Janeiro. O projeto dará base à gestão eficiente da UC, valorizando os conhecimentos tradicionais das comunidades pesqueiras, evidenciando a necessidade do uso sustentável dos recursos naturais, sensibilizando a população em geral para o apoio às medidas de conservação e estimulando o turismo consciente.

CONHEÇA JÁ A FAUNA E FLORA MARINHA DO MONA CAGARRAS!!!

Pesquisadores do projeto ILHAS DO RIO disponibilizaram para você seus bancos de imagens fotográficas no Museu Virtual Marinho – MUVIMAR – do Instituto Mar Adentro. Acesse já e fique por dentro das espécies que ocorrem no litoral carioca!!!!

QUER RECEBER NOTICIAS SOBRE O PROJETO ILHAS DO RIO E O MONA CAGARRAS.

Envie uma mensagem para o e-mail contato.ilhasdorio@maradentro.org.br

Faça parte da nossa mala direta.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Parceiros fóton Blog

Twitter
Twitter

O designer fóton Blog

Twitter