sexta-feira, 13 de maio de 2011

9ª Semana Nacional de Museus

O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), vinculado ao Ministério da Cultura, promoverá, na próxima semana, no período de 16 a 22 de maio, a 9ª Semana Nacional de Museus, que terá como tema ‘Museu e Memória’. A iniciativa tem a finalidade de comemorar o Dia Internacional de Museus (18 de maio).

O evento de 2011 tem recorde de participação: 994 museus e instituições culturais presentes em 502 cidades brasileiras vão oferecer ao público uma programação cultural e artística rica em variedades, totalizando mais de três mil atividades. O recorde anterior ocorreu em 2009, com o trabalho de 614 instituições e 2.019 eventos. O Brasil possui mais de três mil instituições mapeadas pelo Cadastro Nacional de Museus, do Ibram, enquanto, no início do século XX, contava com apenas 12 museus.
Para a edição deste ano, o Ibram, em parceria com os museus brasileiros, desenvolveu uma programação que inclui 3.080 atrações, dentre elas, cursos, seminários, exposições, oficinas, apresentação de filmes, shows, concertos, recitais, visitas guiadas e várias outras. Do total de 994 instituições participantes da Semana, 356 fazem parte do evento pela primeira vez.  As cidades incluídas na programação representam exatamente todos os estados do país.
São Paulo é o estado que participa do evento com o maior número de instituições (150), seguido do Rio Grande do Sul (134); Minas Gerais (123); Rio de Janeiro (84); Santa Catarina (74); Bahia (48); Ceará (43); Pernambuco (41); e Goiás (30).
A Semana Nacional de Museus acontece desde 2003, tendo sido instituída em maio de 2004 por decreto presidencial.  Já o Dia Internacional dos Museus foi criado em 1977 pelo Icom (Conselho Internacional de Museus) com a finalidade de difundir a importância dos museus para a sociedade. Este conselho é o responsável pela definição dos temas a serem desenvolvidos em cada uma das semanas comemorativas.
O Brasil é o país onde mais ocorrem mobilizações visando à celebração do Dia Internacional de Museus. Desde o ano de 2003 já foram desenvolvidos mais de nove mil eventos nas semanas organizadas em todo o país.
fonte: Ascom/MinC

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Parceiros fóton Blog

Twitter
Twitter

O designer fóton Blog

Twitter