terça-feira, 19 de abril de 2011

Empréstimo automático de bicicletas entra em fase de testes em São Paulo

Várias cidades no Brasil já contam com um serviço automático de aluguel de bicicletas  – Rio de Janeiro, Blumenau e João Pessoa – e São Paulo entra na lista com o início da fase de testes na USP (Universidade de São Paulo). O projeto começa pequeno, e tem potencial.
falamos sobre este projeto aqui antes. Ele foi criado pelos engenheiros Maurício Matsumoto e Mauricio Villar.


Inicialmente, serão duas estações com quatro bicicletas, e o empréstimo será gratuito por apenas 20 minutos – a ideia é que a bicicleta seja usada para trajetos curtos. Quem passar do tempo será punido, de dois dias sem acesso até suspensão definitiva, dependendo do atraso em devolver a bicicleta.

O aluguel de bicicletas estará disponível para alunos, professores e funcionários da USP. Na primeira vez, é preciso se cadastrar no terminal do Pedalusp usando a carteirinha da universidade. Você recebe uma senha; com a carteirinha USP e a senha, o terminal libera a bicicleta. Veja no vídeo abaixo como funciona:
Para evitar roubos e furtos, as estações de empréstimo têm câmeras de segurança e estão localizadas perto de guaritas da universidade. As bikes são presas à estação com uma trava eletromecânica, que solta a bicicleta apenas mediante liberação do sistema. As bicicletas são diferentes das vendidas em lojas, para não tirarem peças (como o banco). E elas têm um chip identificador: como é necessário se cadastrar para usar a bicicleta, é possível saber quem está responsável por ela.

O Pedalusp será inaugurado dia 04 de maio com duas estações na Escola Politécnica, a faculdade de engenharia da USP. Espero que o serviço seja expandido dentro da USP e para a cidade de São Paulo inteira: andar de bike na cidade decididamente não é impossível. E, como estou no Rio de Janeiro, vou ver se experimento o aluguel de bicicletas por aqui.

fonte: Gizmodo, Pedalusp e Folha

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Parceiros fóton Blog

O designer fóton Blog

Twitter