terça-feira, 1 de março de 2011

Robonaut 2, o primeiro robô humanóide no espaço




De BH

Quem gosta de ficção científica já deve ter se acostumado a ver simpáticos robôs nas telas do cinema e da televisão. Mesmo as gerações mais jovens já devem ter tido a oportunidade de ver as peripécias da dupla de robôs C-3PO e R2-D2 da séria guerra nas estrelas, ou até mesmo devem conhecer os andróides do filme Blade Runner. Mas, graças à tecnologia atual, robôs humanóides já são uma realidade e a agência aeroespacial norteamericana (NASA) enviou para o espaço, no último dia 24, o Robonaut 2, ou R2, como os engenheiros e cientistas da NASA chamam a nova máquina.

Robonaut 2 é o primeiro robô humanóide astronauta e foi enviado para a Estação Espacial Internacional (ISS, sigla em inglês de International Space Station) junto com a tripulação do ônibus espacial Discovery, que realiza sua última viagem. O R2 pesa 150 kg e foi desenvolvido a partir de uma parceria entre a NASA e a General Motors (GM) e teve um custo aproximado de US$ 2,5 milhões. A máquina conta com 350 sensores, 38 processadores PowerPC, quatro câmeras normais e uma infravermelho.

Divulgação - NASA

A expectativa é que R2 seja montado e comece a funcionar dentro do laboratório de testes operacionais conhecido como Destiny. Graças às suas mãos em formato humanóide, o robô tem a capacidade de lidar com ferramentas e entre suas tarefas estão caminhadas externas para efetuar instalações ou reparos na estação, diminuindo assim os riscos para os astronautas.


Divulgação - NASA

O interessante é que o mais novo recruta da ISS tem até um perfil no microblog Twitter, onde responde a perguntas e posta frases bem humoradas. Claro que o robô ainda se encontra estacionado na área de cargas da ISS, e seu perfil Twitter é gerenciado pelos técnicos do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, mas como estratégia de divulgação a coisa parece ter dado certo e o Robonaut 2 já tem mais de 30 mil seguidores no microblog.

*Antônio Arapiraca é físico, professor do CEFET/MG e editor do fóton Blog.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Parceiros fóton Blog

Twitter
Twitter

O designer fóton Blog

Twitter