segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Cidade de Chumbo: Contaminação por metal em Santo Amaro (BA)



Por Mariana Menezes Alcântara*
Via Portal Portcom

Cidade de Chumbo foi uma reportagem especial feita em 2005 para a televisão sobre a contaminação por metais pesados em Santo Amaro (BA) provocada pela empresa francesa Peñarroya que, em 1960, criou a Companhia Brasileira de Chumbo (Cobrac). Aborda a visão dos moradores da cidade e principalmente a dos ex-trabalhadores da antiga metalúrgica, que fechou as portas em 1993 deixando não apenas trabalhadores desempregados, como também um rastro de poluição sob a forma de escória, um pó cinzento e granuloso.


A estimativa dos pesquisadores é que cerca de 500 mil toneladas de chumbo estejam depositadas no terreno onde as ruínas da antiga metalúrgica estão situadas. Outras 10 mil toneladas estariam espalhadas pela cidade seja nos quintais das casas, pátio das escolas, debaixo do calçamento das ruas, provocando uma herança maldita para as gerações das famílias santoamarenes. No entanto, não são apenas os moradores da cidade estão condenados aos males da contaminação. A escória também foi carreada para o estuário do Rio Subaé, levando junto com as suas águas grandes quantidades de chumbo, cádmio, mercúrio, amianto e outros elementos químicos altamente prejudiciais à saúde humana e animal.

A íntegra da reportagem pode ser vista nesse link.

*Mariana Menezes Alcântara é jornalista e faz mestrado no programa multidisciplinar de pós-graduação em Cultura e Sociedade da Universidade Federal da Bahia.

Um comentário:

mopsam disse...

Solicitamos o cadastro no site,para inserirmos no processo e na participaçao democratica que acreditamos ser o o trabalho do Ambiente onde estão inseridos.
Des de ja, agradecemos a atençao.
Dados do proponente:

O MOPSAM

MOVIMENTO POPULAR DE SAÚDE AMBIENTAL DE SANTO AMARO, BA).

O Movimento Popular de Saúde ambiental de Barueri (MOPSAB) é um
espaço coletivo organizado, participativo e democrático. Apartidário, que se
destina a empreender uma política de conscientização popular dos direitos dos
usuários da saúde pública e ambiental, que são deveres da administração nos seus 3 niveis de governo,alem de efetivar o SUS no município atraves do controlo social

Nossos Ideias.

Não é de hoje que o meio ambiente sofre conseqüências da postura predatória do ser humano, que, no afã de satisfazer todas suas necessidades (reais e/ou artificialmente produzidas), praticamente desconsidera limites. A partir da chamada revolução industrial (século XVIII), a escala de produção de mercadorias passou a crescer mais e mais, entretanto, sem considerar adequadamente a necessidade de preservação do meio ambiente, notadamente no que se refere à capacidade de suporte e regeneração da natureza. Em contraposição à lógica destrutiva do atual modelo de produção e consumo, milhares de pessoas no mundo inteiro têm se mobilizado em defesa da preservação/conservação do meio ambiente, sem perder de vista a necessidade de justiça social. Quando lutamos em defesa do meio ambiente nada mais fazemos do que atender a Constituição Federal de 1988, que dispõe sobre a liberdade de expressão e associação (art. 5°) e a defesa e preservação do meio ambiente (art. 225), entre outros Direitos Coletivos e Difusos.Portanto considerando que o Municipio de Santo Amaro da Purificaçao,vivenciou essa infeliz trajetoria com a produçao do Chumbo,em grande escala, sem a preocupaçao estatal com o meio ambiente local. Se por um lado existem atos que causam degradação ambiental e/ou supressão de direitos sociais, por outro, porém, existem pessoas que lutam pela defesa e ampliação dos direitos socioambientais esse é o caso do MOPSAM, sendo o direito ao protesto um instrumento legítimo de qualquer pessoa ou grupo, ainda mais diante de circunstâncias que evidenciam violação a direitos coletivos e difusos, não se justifica a perseguição daqueles/as que lutam em favor da causa ambiental. Nesse contexto, percebemos várias iniciativas nefastas de tentativa de criminalização dos movimentos socioambientais, por vezes respaldadas pelo poder estatal, como parte da estratégia dos detentores do grande capital para intimidação e desqualificação daqueles/as que lutam em prol da implementação dos direitos fundamentais e pelo fim das desigualdades sociais, portanto fiquemos em alerta.
Conclamamos a sociedade em geral,ONGs,Entidades de classe,Associaçoes,Templos Religiosos, que sao mais de 100, na cidade. que concretizem de fato sua funçao social.
Também conclamamos as personalidades emblematicas e importantes da memoria sociocultural do muncipio,para que, considerem em suas ``açoes´´ de visibilidade a Santo Amaro que é berço da cultura popular do reconcavo,legitimamente constituida ao qual representam com muita fé o legado de sua historia,porem, a mesma Santo Amaro,legalmente fragilizada,vivem diante desse horror, ao sofrer com tanto abandono,isso nao é o que merecemos.
A você cidadão,que tanto tem orgulho de seu municipio,´por favor, se movam dessa inercia e faça a diferença,Aja!!! Porque, juntoS podemos mudar.
Veja a materia do programa ALIGA BAND> Rios contaminado,,que destaca a contaminaçao, por chumbo e outros metais pesados no Rio Subaé de Santo Amaro Ba.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Parceiros fóton Blog

Twitter
Twitter

O designer fóton Blog

Twitter