sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Escultura Solar

Por Juliette Savin*
De Munique/Alemanha


As esculturas de Liliane Lijn são um pouco diferentes. Em vez de usar pedra, terra ou madeira como matéria prima, a artista plástica americana, educada na França, gosta de experimentar com luz e objetos em movimento. Na peça chamada Solar Hills, Lilian Lijn colaborou com o cientista John Vallerga para criar prismas gigantes, que ela colocou em cima de um morro na cidade americana de San Francisco.


Nesse vídeo , da para ver a refração da luz do sol através das prismas. As duas prismas gigantes são moveis, e a sua posição pode ser modificada através de um computador. Com cada movimento, cada mudança de angulo das prismas, o espectro de luz refletida muda de cor.


Com essa escultura a artista quer sensibilizar o publico e mostrar a beleza e a poesia da nossa estrela, o sol. “Basicamente você esta olhando para o sol!” diz ela, descrevendo Solar Hills.


Desde 2005 Liliane Lijn é artista em residência no Laboratório de Ciências Espaciais da Universidade de Berkeley, na Califórnia, e colabora com a NASA.


*Juliette Savin é biologa e especialista em divulgação cientifica.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Parceiros fóton Blog

Twitter
Twitter

O designer fóton Blog

Twitter