quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Cycloclean, a bicicleta que purifica água

Por Antônio Arapiraca*
De BH

As bicicletas já são em muitas cidades do mundo uma boa alternativa de transporte, evitando assim a emissão de poluentes. Mas, uma empresa Japonesa, a Nippon Basic Co. Ltd, inovou e desenvolveu uma bicicleta que purifica água, é a Cycloclean e o projeto foi apresentado no dia 17 de fevereiro de 2011 numa feira de tecnologia sustentável que acontece todos os anos na cidade de Kawasaki.



Pedalando na cycloclean é possível purificar 5 litros de água em apenas 1 minuto, e para isto, basta que exista por perto alguma fonte de água como rios, lagoas ou cachoeiras. O projeto foi pensado inicialmente para levar água potável a regiões de desastres, vilarejos muito afastados ou a qualquer área que tenha acesso limitado a água pura, porém a nova bike pode servir também como acessório para viagens.

 
Por enquanto a novidade ainda custa cerca de $ 6600,00 dólares, mas a empresa já tem planos de iniciar a produção em maior escala e estuda a construção de uma fábrica em Bangladesh, o que pode baratear o preço da novidade. 

*Antônio Arapiraca é físico, professor do CEFET/MG e editor do fóton Blog.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Parceiros fóton Blog

Twitter
Twitter

O designer fóton Blog

Twitter