sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Conheçam o Instituto Mar Adentro, uma boa idéia para o meio ambiente

Por Petrus Galvão*
Do Rio de Janeiro


No dia 13 de Dezembro de 2005, um grupo de amigos egressos do curso de Biologia Marinha da UFRJ, se reuniram para colocar no papel uma idéia que há tempos povoava as mentes desses biólogos. Nascia ali o Instituto Mar Adentro, que promove a divulgação científica de pesquisas no ambiente marinho. O Instituto é uma organização civil sem fins lucrativos que veio, entre outras coisas, para abrigar os projetos de vida desses jovens biólogos recém formados.


A mesma estrada que os colocou no curso de Biologia Marinha, os tornaram sócios fundadores do Mar Adentro: o amor pelo mundo marinho. E a cada dia que se conhecia com um pouco mais de detalhe as riquezas deste universo submerso, ficava evidente a necessidade de se trazer a superfície o que fica fora de alcance dos olhos daqueles que se sentam a beira do mar para curtir uma praia.... Imbuídos pela certeza que somente levando o conhecimento científico acerca do mundo marinho para um maior número possível de pessoas é que poderemos dar uma forte guinada no atual rumo de destruição que NÓS humanos estamos levando os mares e seus habitantes.

Sim, a ambição do Instituto Mar Adentro é tão grande quanto seu desafio, mas sem perder o norte, este grupo segue firme com passos que as pernas permitem, porém com a visão além do horizonte. Objetivamente, o Instituto Mar Adentro atua na promoção e divulgação científica de pesquisas que envolvam o ambiente marinho. Para isso, hoje existe periódico eletrônico “INforMar”, que fica disponível no portal (www.maradentro.org.br).

Há também um fórum para debates e comentários sobre as notícias que se veiculam na grande mídia, chamado de “Olho de Biólogo”, também presente no porta Mar Adentro. E a partir de 2012, o Mar Adentro estará abraçando uma causa maior, através do projeto Ilhas do Rio, financiado pelo PETROBRAS Ambiental, que se dedicará ao Monumento Natural das Ilhas Cagarras. O Instituto Mar Adentro está de portas abertas para qualquer um que se identifique com seus propósitos, e fica sempre muito feliz de receber novos amigos para engrossar essa trincheira na verdadeira batalha pela preservação do maravilhoso mundo marinho. Visite o portal www.maradentro.org.br, se delicie com a galeria de imagens do mundo-sub, participe das enquetes, associe-se, faça parte desse time!!!!!

*Petrus Galvão é biólogo e membro do conselho diretor do Instituto Mar Adentro.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Parceiros fóton Blog

O designer fóton Blog

Twitter