quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Inpe recebe supercomputador para atuar em estudos climáticos


6/10/2010
Por Fábio Reynol


Agência FAPESP – Caminhões climatizados, com temperatura média de 10º C, entregaram 84 volumes na cidade de Cachoeira Paulista (SP) nesta terça-feira (5/10). A carga foi transportada pela Rodovia Presidente Dutra desde São José dos Campos, onde desembarcou no dia anterior, em um DC-10 que veio dos Estados Unidos.

Nas embalagens estão as partes do novo supercomputador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), adquirido por cerca de R$ 50 milhões por meio de apoio da FAPESP e do Ministério da Ciência e Tecnologia, por meio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

“A parceria com o MCT permitiu a viablilização de forma rápida e efetiva e o Inpe garante excelente apoio institucional, inclusive na adaptação de programas feitos para modelos anteriores", disse Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da FAPESP.



O supercomputador foi fabricado pela Cray, em Wisconsin, nos Estados Unidos. O Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) é a unidade que recebeu a nova máquina. A montagem e a instalação deverão ocorrer ao longo de duas semanas.

Segundo o Inpe, logo após a montagem o supercomputador será ligado, passando por um processo de customização ao longo de mais quatro semanas, que envolverá a adaptação e instalação de softwares operacionais, monitorados pelo grupo de Operação e Suporte do CPTEC.

O processo de migração dos modelos operacionais de previsão de tempo, clima e ambiental do CPTEC, e daqueles relacionados às projeções de cenários de mudanças climáticas do Centro de Ciências do Sistema Terrestre (CCST), deverá ocorrer nos meses seguintes.

“Com esse equipamento, estaremos entre os cinco maiores centros de climatologia do mundo em capacidade de processamento”, disse Luiz Augusto Toledo Machado, coordenador geral do CPTEC, à Agência FAPESP.

5 comentários:

Diego P. G. Silva disse...

Podia entregar um supercomputador aki em ksa tb!! seria mto útil!

Jéssica Daiane disse...

tbm quero um.......
faz o pedido d um la pra escola.......

Antônio Arapiraca disse...

olá pessoal,
esse tipo de computador além de muito caro necessita de uma infraestrutura muito grande para o uso dele. Um sistema de refrigeração adequado, quantidades quilométricas de cabos de ligação e de rede, especialista especialmente treinados para o uso e etc. O uso dele é para tarefas muito complexas e isso coloca o Brasil numa posição interessante no estudo de fenômenos climáticos.
Acho que ainda não será dessa vez que teremos um deste na escola rsrs
abs
Ara

Anônimo disse...

"Acho que ainda não será dessa vez que teremos um deste na escola"

Pena...

Anônimo disse...

Alguem me arruma linux ai? [/NADAVERCOMOPOST.
Aqui nesse fim de mundo não da pra fazer download de nada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Parceiros fóton Blog

Twitter
Twitter

O designer fóton Blog

Twitter