sábado, 9 de outubro de 2010

LNLS: Você sabe o que significa luz Síncrotron?

Por Antônio Arapiraca*

O Laboratório Nacional de luz Síncrotron (LNLS), localizado em Campinas/SP, é um grande acelerador de elétrons que permite que radiação eletromagnética possa fazer investigação da estrutura molecular dos mais diversos tipos de materiais. Inaugurado em 1997, este laboratório é equipado com um tubo em forma de anel com 93,2 metros de comprimento onde um feixe de elétrons é acelerado até atingir uma energia de 1,37 GeV. Estes elétrons quando colocados em movimento numa trajetória circular emitem radiação eletromagnética, ou seja, luz. Essa é a chamada luz síncrotron, um tipo de radiação altamente intensa. Em seguida, essa luz é coletada em linhas de luz pelos cientistas para os mais diversos tipos de aplicações, o que traz o desenvolvimento de novas tecnologias.

Diagrama do acelerador circular de 92,3 metros de comprimento do LNLS.
A construção deste tipo de equipamento tem sido uma tendência mundial, pois o mesmo pode auxiliar em diversas pesquisas científicas ou industriais. Assim, os mais variados tipos de investigações podem ser feitos, indo desde arqueologia e palentologia até o desenvolvimento de fármacos inteligentes que ajudariam com mais eficiência no tratamento de diversas enfermidades. Por este motivo, nas imediações do laboratório se encontram instalados o Centro de Biologia Molecular e Estrutural e o recém inaugurado Centro de Nanociências e Nanotecnologia Cesar Lattes.

Etapa final da conclusão da obra do acelerador, antes da cobertura que isola os pesquisadores da radiação.
Este ano, a direção do LNLS anunciou a construção de uma nova fonte de radiação, maior e mais potente do que a atual. Esta nova fonte síncrotron, que se chamará SIRIUS e contará com 3 GeV de capacidade energética, é equivalente às fontes ALBA (Espanha) e Diamond (Reino Unido), e é superior à fonte Soleil (França), que conta com 2,75 GeV.

Anel acelerador já concluído e com a proteção de concreto para evitar contatos com a radiação.

E um detalhe importante é que o LNLS foi o primeiro laboratório deste tipo construído no hemisfério sul e com tecnologia majoritariamente desenvolvida no país, o que demonstra que aqui nas nossas terras férteis e verdejantes temos também capacidade de desenvolver áreas de altíssima tecnologia, nesse caso, a engenharia de aceleradores.

Projeto do novo acelerador SIRIUS.
Maiores informações podem ser encontradas no site do LNLS e na wiki. A seguir o leitor pode acompanhar o vídeo institucional do laboratório com mais informações sobre o acelerador de elétrons.



*Antônio Arapiraca é físico, professor do CEFET/MG e mantém o fóton Blog

2 comentários:

Diego P. G. Silva disse...

Brasil evoluindoo! \o/

Nem vejo mto disso.. acho q to ficando d+ no twitter! =/ #fail

Unknown disse...

Professoar as vezes vemos e escutamos coisas injustas e que muit vezes ñ merecemos, isso acontece por falta d competência e carater proprio. Esse individuo se ver mais feliz desmoralizando aquele q tem uma grande capacidade e uma qualidade incontestavel, mais o verdadeiro guerreiro é aquele q ñ abaixa a cbç pra essas pequenas coisas, todos os grandes herois da ciência foram criticados por seu conhecimento e sempre no final demosntrava perante ao mundo a competência de seu trabalho, mudando completamente o nosso futuro. Professor vc é um desses herois, o nosso heroi do campus X, quantos alunos vc resgatou do fundo do poço??? Realmente ñ sei, sei q foram muits. Enquanto a maioria dos professores preucuparia em dar sua a aula, pois no final seria apenas mais uma reprovação nada q alteraria seu curriculo, mais cm vc foi diferent vejo em sua pessoa um carater incrivel. De um modo geral deu a todos uma oportunidade d sempre mostrar o seu valor e no final a recompensa é a gratidão e o reconhecimento dos alunos, enquanto aparecer um aluno pra atirar uma pedra em vc, n liga professor, estaremos lá ñ sou eu mais 119 alunos contra um e se união faz a força nós chegaremos longe. Muit obrigado por tudo fessor tenho muit orgulho d ser teu aluno e quando for se Deus quiser um grande profissional, pode ter ctz uma parte daquele profissinal vai ser graças a sua competência como professor e a esse carater incrível q tu tem. N mude nunk por ninguem pois vc está aonde está graças a esse seu jeito inrreverent de ser. Deixo mais uma vez meus agradecimentos por sua dedicação aq no blog do gordão kkkkk vlw fessor Ass: Bunda

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Parceiros fóton Blog

Twitter
Twitter

O designer fóton Blog

Twitter