sexta-feira, 5 de abril de 2013

Equipe de carros ecológicos do CEFET/MG participa de competição internacional


Por Rafaela Coutinho* e Antônio Arapiraca**
De Belo Horizonte


Você já pensou num carro que percorre mais de 100 km com apenas um litro de etanol? Parece até coisa de ficção científica, mas é pura realidade e está bem mais próximo do que imaginamos. A equipe ECOFET do CEFET/MG desenvolve protótipos de veículos ecológicos deste tipo e participa da competição Shell Eco-Marathon Américas 2013 em Houston, Texas – EUA. O evento começou no dia 04 e vai até o dia 07. Das equipes presentes, quatro são brasileiras, sendo uma do estado de Santa Catarina (e³ Eficiência Energética - UFSC) e duas delas de Minas Gerais (Eco-Veiculo - UNIFEI e ECOFET – CEFET/MG).

A sustentabilidade tem sido um assunto muito discutido nos últimos anos. Pensando nisso, a empresa multinacional petrolífera Shell incentivou esta competição que reúne 145 veículos e 115 equipes que representam 69 escolas de ensino médio e 76 universidades de países como Brasil, Canadá, México, Guatemala e EUA. O principal objetivo da competição é o desenvolvimento de protótipos que considerem questões ambientais, movidos a eletricidade, gasolina ou etanol e que percorram as maiores distâncias com o menor consumo possível.

A equipe ECOFET, que faz parte do NEAC (Núcleo de Engenharia Aplicada a Competições) do CEFET/MG, desenvolve protótipos de veículos ecológicos movidos a energia elétrica e a etanol, mas participa da competição com o protótipo Ecofet E08 que é 100% movido a etanol. A equipe é multidisciplinar e conta em Huston com um time de 12 estudantes dos cursos de graduação em Engenharia Elétrica, Mecânica, Ambiental e de Materiais sob a orientação do professor Rubens Marcos dos Santos Filho.

E08 perfilado junto com demais competidores.
Box da equipe na competição.
Em julho de 2012 a equipe conquistou o 1º lugar na Maratona Universitária da Eficiência Energética, a qual é organizada nos moldes da Shell Eco-Marathon, com o protótipo Ecofet E06 quando percorreu 122,8 km com um único litro de etanol. Além disto, na mesma competição a equipe conseguiu o 5 lugar na categoria de carros elétricos com o veículo Ecofet E07. Com estes resultados a equipe se capacitou a participar da Eco Shell-Marathon 2013. 

Para o diretor geral do CEFET/MG, professor Márcio Silva Basílio, a participação da equipe numa competição deste nível é o fruto da dedicação dos estudantes, uma recompensa do aprendizado em superar desafios e demonstra que o investimento feito pela instituição neste tipo de projeto rende bons frutos. “Entendendo a importância do evento e do nível de competitividade alcançado pela equipe, o CEFET/MG apoiou imediatamente o projeto e viabilizou a inscrição, o transporte e a permanência da equipe e do veículo na competição ” completou Basílio.

Veículo sendo inspecionado pela organização do evento.
Panorama da pista de testes da competição.
De Houston, o capitão da equipe, o estudante Leandro Silva Bezerra do curso de Engenharia Mecânica, encontrou uma brecha na agenda puxada e declarou ao fóton Blog que o aprendizado tem sido intenso, uma forma de colocar em prática num ambiente internacional os conhecimentos aprendidos. “A Competição começou ontem, teve registro das equipes, palestras e outras atividades. Hoje foi inspeção, testes e reconhecimento de pista. Amanhã temos teste e marcas. Será uma boa chance de aprimorarmos nosso protótipo e agregar mais conhecimento à equipe. Depois de amanhã a mesma coisa e no dia 08 vamos embora” declarou.

Para saber mais sobre a equipe acesse o site e o facebook da equipe. 

* Rafaela Coutinho é estudante do curso técnico em Equipamentos Biomédicos do CEFET/MG e colabora com fóton Blog.
** Antônio Arapiraca é físico, professor do CEFET/MG e editor do fóton Blog.

Um comentário:

Unknown disse...

Parabens!

Enquanto na grande maioria das pesquisas ficam so no "bla bla bla", tendo como principal utilidade a composicao de linhas no lattes, as vezes, raramente, se ve algo do tipo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Parceiros fóton Blog

Twitter
Twitter

O designer fóton Blog

Twitter