domingo, 24 de março de 2013

Software educacional desenvolvido por estudantes do CEFET/MG é apresentado em feira de ciência e tecnologia



Por Antônio Arapiraca
De Belo Horizonte

Luíza Diniz da Cruz e Délisson Junio Gonçalves Silva, estudantes do curso de Informática do CEFET-MG, participaram o período de 11 a 15 de março da  Feira Brasileira de Ciência e Engenharia -FEBRACE. Orientados pela professora Rosiane Resende Leite eles desenvolveram o software educacional BIOCÓDIGO, o qual é uma ferramenta de auxílio no ensino de síntese de proteínas (tradução e transcrição) para alunos do ensino médio.


Para executar o projeto os estudantes realizaram uma associação entre o conteúdo dado na aula de Biologia, DNA – RNA – síntese de proteínas e o conteúdo dado na aula de ALP (algoritmos e linguagem/lógica de programação). A partir disso, iniciaram a criação do programa escrito na linguagem C++ e viram que ele poderia ser utilizado como ferramenta de auxílio no ensino para alunos do ensino médio.

Tela de boas vindas do BIOCÓDIGO, na lateral esquerda é possível ver a aba de opções de uso do software.

Detalhe da aba lateral esquerda com as opções de utilização.
Para testar o BIOCÓDIGO, Luíza e Délisson elaboraram um questionário associado a questões que envolviam os conceitos biológicos relativos ao tema e aplicaram  para 40 alunos do primeiro ano do ensino médio, sendo que 20 deles (grupo A) utilizou o laboratório de informática com o programa para a resolução das questões e os outros 20 (grupo B) resolveram as questões sem o programa. Os resultados obtidos mostraram que a ferramenta desenvolvida pode ser, entre outros recursos, um auxílio no ensino de síntese proteica e que é possível melhorá-la ainda mais para atender outros propósitos. Os alunos envolvidos na pesquisa relataram a relevância e a facilidade do BIOCÓDIGO para resolução de exercícios sobre síntese proteica, podendo ser utilizado como uma ótima ferramenta pelos professores da rede básica da educação.

Avaliação do software por parte dos usuários que testaram o mesmo.
A partir das respostas dadas pelos usuários do software os estudantes puderam desenvolver uma importante funcionalidade do programa que é a opção "Ajuda" que fica na aba de utilização. Nesta opção o usuário pode ter acesso a um conjunto de perguntas e respostas sobre a matéria de modo a auxiliar na fixação do conteúdo.

Perguntas e respostas para auxiliar os usuários na fixação do conteúdo.
A orientadora dos estudantes se disse satisfeita com o desempenho deles e já pensa em melhorias para o software. "Temos diversas idéias para continuar, inclusive já fomos procurados por um especialista em games que está interessado em criar uma interface visual mais atrativa para o BIOCÓDIGO" disse a professora. Já a estudante Luíza Diniz disse ter sido gratificante ver as pessoas descobrindo como utilizar o programa e tentando descobrir coisas relativas à matéria, atendendo  ao real objetivo do programa. "Foi muito importante para mim porque tive a oportunidade de conhecer outros projetos realmente muito legais e depois porque o intercâmbio de culturas de estados diferentes é muito grande", completou a estudante.

Luíza e Délisson trocando experiências com outros estudantes durante a FEBRACE.

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