quinta-feira, 14 de março de 2013

Mão Robótica feita por estudantes do CEFET/MG é apresentada na FEBRACE

           

Por Antônio Arapiraca
De BH

Quando as estudantes Ana Clara de Paula Santos, Danielle Cristina Pereira e Paullyne Araujo Coutinho me disseram há algumas semanas, durante a aula de física no CEFET/MG, que iriam faltar uma semana das minhas aulas para apresentar um projeto de uma Mão Robótica (ou Biônica), orientado pelos professores Rodrigo Lício Ortolan e Alexandre Rodrigues Farias, na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia a primeira coisa que me veio à mente foi a lembrança da épica luta entre Luke Skywalker e Darth Vader em o Império Contra Ataca, um dos filmes da primeira trilogia da saga Guerra nas Estrelas e lançado em 1980.

No filme, além de receber a desagradável notícia de que era filho do terrível vilão, Skywalker tem a sua mão decepada por Vader no que eu considero a mais emocionante batalha com sabres de luz de todos os filmes da série. Nesta época, as meninas não eram nascidas, mas eu eu vi este filme no cinema nos anos 80 acompanhado pelo meu pai que era um entusiasta de ficção científica. Me lembro bem como fiquei fascinado ao ver, que após ser resgatado, Skywalker teve uma mão biônica reimplantada no lugar da mão original. Quando voltamos para casa ouvi atentamente o meu velho discursar sobre como no futuro coisas como aquela seriam possíveis.

Detalhe da mão biônica implantada em Skywalker no filme.
Membros biônicos não são lá uma novidade na ciência já há algum tempo, como podemos ver no vídeo da série TED abaixo . O vídeo tem legenda em português :). Porém, o trabalho das meninas tem grandes méritos.

        

O primeiro deles reside no fato de ser um trabalho feito aqui no Brasil, além disto foi feito por estudantes da educação tecnológica de nível médio, o que demonstra a qualidade destas instituições e dos profissionais que atuam nas mesmas orientando a moçada, que antes mesmo de entrar na universidade já está mandando bem em diversos projetos. Para completar, Vale destacar o enfoque dado no uso de materiais de baixo custo, o que futuramente pode tornar a tecnologia mais acessível a todos.

Visão geral da prótese desenvolvida pelas estudantes do CEFET/MG.
Segue abaixo o link no site da FEBRACE e o resumo do projeto

Modelo Didático de Prótese Antropomórfica de Mão de Baixo Custo


Autoras
Paullyne Araujo Coutinho, Ana Clara de Paula Santos, Danielle Cristina Pereira

Orientadores:
Rodrigo Lício Ortolan, Alexandre Rodrigues Farias
Instituição
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Resumo do trabalho:

A mão é um órgão fundamental para a vida humana, pois a maioria das tarefas diárias depende da sua utilização. Além disso, a falta deste importante membro restringe uma das formas de comunicação com o mundo, gerando inclusive problemas psicológicos. As próteses de mão atuais vieram para tentar solucionar esse problema, no entanto, muitas delas servem apenas para substituir a mão por questões estéticas, não apresentando funcionalidade. Os movimentos executados pela mão são de extrema complexidade, desta maneira, o desenvolvimento das próteses funcionais atuais ainda não consegue reproduzir com perfeição todas as ações que a mão humana realiza. O presente trabalho visa a construção de um modelo didático de baixo custo de uma prótese de mão antropomórfica controlada por sinais mioelétricos. Esses sinais foram obtidos dos grupos musculares extensores e flexores do punho, por meio de eletrodos ativos, e processados pelo microcontrolador PIC18F4520. Este microcontrolador atua em um servo motor, responsável pela execução do movimento de garra. O projeto foi desenvolvido visando o uso de componentes de prateleira e de baixo custo, deste modo, a prótese foi confeccionada utilizando plástico PET (Politereftalato de etila), microcontrolador PIC e um servo motor. Este projeto proporcionará que outras instituições de ensino possam implementá-lo e aprimorá-lo, a fim de ampliar o estudo do tema e despertar o interesse dos alunos na área.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Parceiros fóton Blog

Twitter
Twitter

O designer fóton Blog

Twitter