segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Avaliação do coeficiente de atrito de calçada com adição de grãos de borracha de pneus no concreto

Por Samir Lacerda*
De Campos dos Goytacazes

Nos últimos anos é crescente o interesse das instituições de ensino pela integração dos conhecimentos presentes nas ementas escolares com os eventos e problemas cotidianos da sociedade. Nessa linha, muitas ferramentas e estratégias pedagógicas são elaboradas para auxiliar o processo de ensino e aprendizagem, colocando os educadores como instrumentos de transmissão do pensamento crítico social e ambiental na formação de seus alunos. A pesquisa utilizando o ensino de física é um bom exemplo.

Muitos problemas sociais e ambientais, relacionados com a física, podem ser resolvidos ou minimizados utilizando o método cientifico. O conteúdo das aulas de física (teórica ou experimental), quando adaptados, podem gerar resultados interessantes para o desenvolvimento da sociedade.


Um bom exemplo é o estudo da modificação do coeficiente de atrito estático e cinético quando grãos de borracha de pneus inutilizáveis são acrescentados ao concreto na produção de calçadas. Os grãos inseridos nessas calçadas são capazes de mudar as propriedades físicas relacionadas à aderência entre corpos. A análise é feita através de uma montagem muito utilizada nas aulas de física experimental do ensino médio e do ensino superior, o plano inclinado variável. O resultado final apresenta uma melhoria social e ambiental, propondo a reciclagem de pneus e confecção de calçadas mais seguras, com relação à aderência, para seus usuários.

O trabalho demonstra que pesquisa e ensino (conhecimento) estão intimamente ligados para produzir avanços na sociedade, e esse avanço pode acontecer utilizando física básica.

O artigo está publicado na revista Exatas Online da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, e pode ser acessada pelo link: http://www2.uesb.br/exatasonline/images/V3N2pp40-46.pdf

*Samir Lacerda é físico e professor do Instituto Federal Fluminense em Campos dos Goytacazes/RJ.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Parceiros fóton Blog

Twitter
Twitter

O designer fóton Blog

Twitter