segunda-feira, 30 de julho de 2012

Equipe ecofet conquista o primeiro lugar na 9º Maratona Universitária da Eficiência Energética



A equipe Ecofet do CEFET-MG, que faz parte do Núcleo de Engenharia Aplicada a Competições (Neac), conquistou o primeiro lugar na categoria etanol e quinto na cateria elétrica na 9ª Maratona Universitária da Eficiência Energética. O carro, projetado e construído pela equipe, sob orientação do professor Rubens Filho, quebrou o recorde em comparação ao ano passado percorrendo 122,78 km com um litro de etanol.


A disputa foi realizada de 24 a 27 de julho, em Pinhais, região metropolitana de Curitiba. Os integrantes da Ecofet formada por 20 alunos dos cursos das engenharias Ambiental, Elétrica, Materias, Mecânica e Produção Civil competiram com 54 equipes de universidades brasileiras.

A equipe Ecofet conquistou o 1º lugar, na categoria etanol, percorrendo 12 voltas com a menor quantidade possível de combustível. Além do trofeu e a experiência a equipe foi premiada com um carro Renault para uso didático do CEFET-MG. Segundo a capitã, Gabriella Brant, é a quarta vez que a equipe participa da maratona nas 3 categorias, sendo elas: gasolina, etanol e elétrico.

Maratona

Desde 2004, a Maratona Universitária da Eficiência Energética, organizada pelo Projeto de Comunicação, colocou o Brasil no seleto grupo dos países que promovem competições estudantis universitárias dedicadas à pesquisa da eficiência energética veicular. Até hoje, é o único país da América Latina a realizar esse tipo de evento.

A competição entre estudantes de Engenharia que constroem veículos para Eficiência Energética, chamados “Supermileage” (designação da nomenclatura SAE), teve sua primeira edição no ano de 1983 nos Estados Unidos, e a partir de 2004 a Maratona Universitária da Eficiência Energética passou a ser realizada, também, no Brasil.

O objetivo principal do projeto de Eficiência Energética é de propor ideias inovadoras a partir da utilização de materiais naturais, reutilizáveis e sustentáveis, bem como permitir a troca de experiências com outras instituições de ensino, o trabalho em equipe, e a preparação dos acadêmicos para o mercado de trabalho.

DOCUMENTÁRIO

Durante a maratona de eficiência energética, uma equipe do Discovery Channel realizou gravações para a produção de um documentário que terá 46 minutos e deve ser exibido nos próximos meses.


fonte: Assessoria de Comunicação Social/CEFET-MG


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Parceiros fóton Blog

Twitter
Twitter

O designer fóton Blog

Twitter