quinta-feira, 22 de março de 2012

Cefast Baja apresenta novo protótipo para Competição Baja SAE Brasil




Via Assessoria de Comunicação Social/CEFET-MG

A equipe Cefast Baja do CEFET-MG viajou  para Piracicaba, São Paulo, para representar a instituição na Competição Baja SAE Brasil, que acontece entre os dias 22 e 25 de março.

Com um protótipo totalmente novo e com membros recém chegados na equipe, o capitão, Daniel Francisco Braga Lopes Bragança Silva, afirma que pretendem conseguir uma vaga para a disputa mundial, que implica nos três primeiros lugares. Para tanto, a equipe fez alterações significativas em todo subsistema, o que influi na diminuição de peso e ganho de velocidade final. Ao contrário do antigo carro, que conquistou o 6º lugar na competição anterior.


A avaliação consiste em duas etapas, o projeto e a corrida, com uma duração de quatro horas e é feito em pista de terra com obstáculos e barro. Para competição, estão inscritas 70 equipes nacionais e levará o título aquela que obtiver o carro mais resistente, confiável, de fácil manutenção e mais leve do que a média.

Cada instituição pode competir com dois protótipos; no entanto,  se os dois veículos estiverem entre os três colocados, somente um irá para o campeonato mundial, o que dará lugar para o 4º colocado. Dessa forma, Daniel Braga explica que a Cefast Baja participou até o ano de 2009 com dois protótipos, mas  “a equipe  percebeu que era necessário focar em um único carro para torná-lo mais competitivo”, acrescentou. O capitão afirma que desde então a mudança gerou bons resultados.

A Cefast Baja é formada por 15 integrantes dos cursos de engenharia Mecânica, de Materiais e Elétrica do CEFET-MG e é mantida por meio de recursos da instituição, que disponibiliza espaço para o desenvolvimento do projeto, ferramentas para a construção do carro, bolsa mensal para os integrantes da equipe e consultoria técnica de professores especialistas na área.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Parceiros fóton Blog

Twitter
Twitter

O designer fóton Blog

Twitter