domingo, 12 de fevereiro de 2012

Tecnonerd baiano leva prêmio em maratona da Campus Party Brasil 2012, em São Paulo


















Por Débora Alcântara
No A Tarde em 12/02/2012

O baiano Thiago Colares, 27 anos, acabou levando o prêmio do Music Hack Day, maratona hacker realizada durante a Campus Party Brasil 2012, no Pavilhão de Exposições de Anhembi, em São Paulo. Na disputa mais animada da quinta edição brasileira da Campus Party, que aconteceu de 07 a 12, diversos desenvolvedores passaram 24 horas criando novos aplicativos de música. Sem pregar o sono, nesse intervalo de tempo, Colares criou um aplicativo que permite localizar a agenda de shows no mundo dos 50 artistas prediletos do usuário cadastrado no Last.fm, um website com função de rádio online agregadora de uma comunidade virtual. “Com isso, o aplicativo indica o lugar em que o fã seria mais feliz, por sediar a maior quantidade de shows e apresentações do músico ou banda”, explica Thiago Colares, que é formado em Engenharia da Computação pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), hoje empresário na área de desenvolvimento de softweres para Internet.


O geek baiano, como ele se mesmo se considera, tomando emprestado a gíria inglesa que define pessoas obcecadas com tecnologia, eletrônica e jogos eletrônicos, levará como prêmio todas as despesas pagas de uma viagem por sete dias para participar da primeira Campus Party dos Estados Unidos, que será realizada em agosto, em São Francisco. “Foi a primeira vez que participei desse evento e fiquei deslumbrado. Há vanguardistas da tecnologia vindos do mundo inteiro. Aqui é o lugar certo para aqueles que são inconformados com o que já existe e querem a todo momento inventar algo novo, superando sempre”, disse Colares, que fez questão de informar que seu aplicativo estará disponibilizado como softwere livre na rede.

Ele também explica que a fusão da sua vida de tecnonerd com o interesse em criar ferramentas de consumo de música na Internet veio da sua experiência como guitarrista de banda de rock. “Hoje, nem todos os geeks têm aquele esteriótipo de nerd de óculos, magrinho e sedentário”, avisa.

Colaboração virtual

O Music Hack Day, que chama a atenção dos mais novos desenvolvedores para o futuro da indústria musical, como o baiano Thiago Colares, foi introduzido na Campus Party por Dave Haynes, executivo do SoundCloud, plataforma de compartilhamento de música na Internet semelhante ao YouTube.

Já o evento responsável pela forte mobilização de tecnonerds do Brasil, a Campus Party, recebeu em sua quinta edição brasileira, cerca de 7,5 mil “campuseiros”. "A Campus Party consegue ser um dos poucos pontos de encontro físico entre tribos digitais e grandes empresas. É quando sabemos que a Internet não é uma rede de computadores, mas sim uma rede de pessoas", disse Mario Teza, diretor geral da Campus Party Brasil 2012. Realizado no Brasil desde 2008, o evento foi criado em 1997, na Espanha. Em todo o mundo, é organizada pela Futura Network, uma empresa de inovação aberta e colaborativa. A quinta edição brasileira se encerrou neste domingo, somando mais de 200 mil participantes ao longo da semana.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Parceiros fóton Blog

Twitter
Twitter

O designer fóton Blog

Twitter