sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Megaupload, fim de uma era ou início de uma Guerra?

Por Guilherme Boaventura de Castro*
De Curvelo - MG

Ontem, 19 de janeiro de 2012, foi retirado do ar por autoridades norte-americanas a que é considerada por muitos a maior empresa de compartilhamento de arquivos online do mundo, Megaupload.com, (28º site mais acessado do mundo segundo a Alexa Internet Inc.) e seu proprietário, o alemão Kim Schmitz (popularmente conhecido como Kim Dotcom), foi preso na Nova Zelândia. Um júri dos Estados Unidos acusou o a empresa de participar de um grande esquema de violação de direitos autorais.

O FBI (Federal Bureau of Investigation) e o departamento de justiça norteamericano declararam que a página foi fechada por violar alguns termos sobre pirataria. Segundo estes orgãos o site era um grande facilitador desse crime.


O fato está afetando milhares de usuários ao redor do mundo, eu próprio só fiquei sabendo do fechamento da empresa ao tentar realizar um download no servidor. O assunto está causando revolta e muita discussão nos blogs e nas redes sociais. O grupo de hackers denominado Anonnymous fez ataques ao governo americano através do Twitter, e ainda “atacaram” os sites do Departamento de Justiça dos EUA, da gravadora Universal Music, da Record Industry Association of America - RIAA, da Motion Picture Association of America - MPAA e do US Copyright Office. Eles afirmam que irão recolocar o servidor de novo no ar com um novo domínio. 

Hoje, 20, era possível acessar o Megaupload pelo link http://megavideo.bz/, porém o mesmo já se encontra incacessível.

O fato ocorrido é só uma prévia do que pode acontecer caso os projetos Stop Online Piracy Act (SOPA) e Protect IP Act (PIPA) propostos pelo governo americano forem aprovados.

Os protestos não param por aí, no dia 23 de janeiro acredita-se que algumas empresas famosas no mundo virtual não irão funcionar, a paralização é liderada por Google, Facebook e Twitter, mas conta com a participação de mais de 12 grandes de sites.

Principais sites que poderão aderir à paralização dia 23 



*Guilherme Boaventura de Castro tem 16 anos e é estudante do curso técnico em eletrotécnica no CEFET/MG no campus X em Curvelo - MG.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Parceiros fóton Blog

Twitter
Twitter

O designer fóton Blog

Twitter