sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Diversidade das plantas é fundamental para atenuar mudanças climáticas


Por Fábio Ávila
Via Instituto Carbono Brasil

Publicado na atual edição da revista Science, “Plant Species Richness and Ecosystem Multifunctionality in Global Drylands” é resultado do trabalho de mais de 50 cientistas de 14 países que analisaram ecossistemas de todos os continentes e concluíram que a diversidade das espécies de plantas é fundamental para evitar a desertificação e as piores consequências das mudanças climáticas.


“O que descobrimos sugere que a diversidade das plantas é especialmente importante para manter funções ecossistêmicas ligadas ao ciclo do carbono e nitrogênio, que são fundamentais para o sequestro de gases do efeito estufa e para a fertilidade do solo”, afirmou David Eldridge, um dos coautores do estudo.

Já é reconhecido que a perda de biodiversidade diminui a qualidade dos serviços ambientais de uma região, afetando funções como a manutenção de recursos hídricos e a decomposição de resíduos.

A importância deste novo estudo está em comprovar de maneira científica que a diversidade da vida vegetal é um fator a ser preservado a todo o custo para evitar a perda desses serviços e para mitigar os efeitos das mudanças climáticas.

“Esta é a mais extensa pesquisa sobre a ligação entre a diversidade das plantas e sua função para os ecossistemas”, destaca Eldridge.


Um comentário:

Mudanças Porto Alegre disse...

Temos que cuidar das nossas plantas até que ainda existam, com o aquecimento global e as mnudanças climáticas, certamente o leque de espécies irá diminuir.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Parceiros fóton Blog

Twitter
Twitter

O designer fóton Blog

Twitter