sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Simpósio 'Ciência, Tecnologia e Inovação: Visões da Jovem Academia'

Há cinco anos, em 2007, a Academia Brasileira de Ciências criou uma nova categoria de Membro: os Afiliados. Desde então, cada vice-presidência regional da ABC elege, a cada ano, até cinco pesquisadores de excelência, com menos de 40 anos, para que se tornem Membros Afiliados por cinco anos.

Hoje em número de 112, esses brilhantes cientistas de todas as regiões do país deram nova vida à Academia. Todos atuam em áreas de fronteira e têm demonstrado, por seus trabalhos, um grande potencial científico.

Assim, através de um Comitê Científico composto exclusivamente por Membros Afiliados, a ABC organizou para setembro de 2011 oSimpósio "Ciência, Tecnologia e Inovação: Visões da Jovem Academia". O Comitê priorizou a discussão de questões relativas às políticas científicas, por avaliar que esse é o espaço ideal para fazer sugestões, visando ampliar e fortalecer o crescimento, já significativo, da ciência brasileira.

• Como melhorar os critérios de avaliação acadêmica no Brasil, de forma que seja mais centrada na qualidade do que na quantidade?
• De que maneira o país pode incentivar e valorizar o envolvimento de seus melhores cientistas com o ensino básico e a divulgação de ciência?
• Quais as estratégias possíveis para o aumento no número de doutores em regiões periféricas do país?
• Como incentivar a criação de pólos de difusão e popularização de ciência e tecnologia em regiões periféricas do país?
• Como incentivar a criação de start-ups a partir de resultados inovadores de pesquisa?
• Publicar, patentear ou prototipar? Como incentivar e valorizar a criação de patentes?
• Como dar apoio aos pesquisadores para que façam pesquisa e cuidem menos das tarefas de gestão e administração dos projetos?

Essas e outras perguntas serão o foco dos debates programados para o Simpósio, que será realizado na sede da Academia Brasileira de Ciências, nos dias 14, 15 e 16 de setembro, das 9 às 17hs. Veja a programação anexa.

Todos os Membros Titulares e Associados da ABC estão convidados: sua presença é fundamental para enriquecer os debates.

Certamente, essa será uma oportunidade especial para conhecer e ouvir esses jovens cientistas, que estão construindo o presente e, certamente, muito contribuirão para o futuro da ciência no país, como pesquisadores, gestores de C,T&I e, possivelmente, como Membros Titulares da ABC.

O EVENTO É ABERTO, MEDIANTE INSCRIÇÃO GRATUITA, QUE PODE SER FEITA ATÉ O DIA 9 DE SETEMBRO, 6a FEIRA, PELO E-MAIL ascom@abc.org.br, INCLUSIVE PARA JORNALISTAS.

Serviço:

Simpósio "Ciência, Tecnologia e Inovação: Visões da Jovem Academia"
Data: 14, 15 e 16 de setembro (4a, 5a e 6a feira) de 2011
Hora: das 9 às 17
Local: rua Anfilófio de Carvalho, 29, 3o andar - Centro (próximo ao metrô Cinelândia)
Mais informações: (21) 3907-8126/15/29

fonte: ABC - Academia Brasileira de Ciências

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Parceiros fóton Blog

O designer fóton Blog

Twitter