quarta-feira, 1 de junho de 2011

Micróbios defensores no solo

Por Alane Beatriz Vermelho*
Do Rio de Janeiro

Solo e raízes.
http://bit.ly/iR60RH
Pesquisa conduzida pelo Departamento de Energia dos E.U.A.(USDE), e publicada na revista Science, fornece provas que os insecticidas e os herbicidas sintéticos são completamente desnecessários quando há equilibro dos micróbios que fazem parte da flora natural do solo.

Gary Anderson e seus colegas do USDE e da universidade de Wageningen, nos Países Baixos, descobriram recentemente que os micróbios do solo atuam como um probiotico, ou sistema imunitário, para o solo, impedindo eficazmente as doenças nas planta e a invasão de espécies prejudiciais. 

bacterias e fungos no solo
http://bit.ly/iyqBEt

Espécies de Pseudomonas, Burkholderia, Xanthomonas, and Actinobacteria fazem parte do exército que combatem os fungos que produzem doenças, Entretanto não são só estas bactérias que trabalham, outras espécies participam de forma coordenada. Anderson conclui que o fenômeno da supressão das doenças é controlado por uma comunidade de microrganismos do solo.

http://forces.si.edu/soils/04_00_20.html
Penicillium notatum:
O solo possui também fungos que produzem antibióticos como o Penicillium notatum que faz a penicilina

Microbios recilcam os nutriente soluveis
http://bit.ly/lCMll0

*Alane Beatriz Vermelho é doutora em microbiologia e professora do Instituto de Microbiologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mantém o perfil Microbiologia para crianças no facebook.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Parceiros fóton Blog

O designer fóton Blog

Twitter