quinta-feira, 2 de junho de 2011

Ítalo Calvino - Um trecho significativo

Por Luiz Lopes*
De Divinopólis - MG


Há anos venho lendo coisas de Ítalo Calvino e cada obra sua é uma abertura para perceber as coisas de forma mais precisa, ou, um modo de me dar conta de meu estrabismo. De uns tempos pra cá, sua obra passou a estar ainda mais presente, já que em conversas com minha amiga Cláudia (que desenvolve uma tese de doutorado sobre o autor) ele sempre está presente. Ganhei Eremita em Paris – páginas autobiográficas e estou me deliciando com a leitura. Mas, numa de minhas últimas conversas sobre Calvino, essa minha amiga mencionou um trecho muito bonito que me dominou completamente.

Trata-se do fragmento final do conto O tio aquático, inserido no volume Todas as cosmicômicas. Ele diz o seguinte: Foi um golpe duro para mim. Mas, enfim, o que fazer?Continuei meu caminho, em meio às transformações do mundo, eu próprio me transformando. Vez por outra, entre as variadas formas dos seres vivos, encontrava um que era “mais alguém” do que eu: um que prenunciava o futuro, o ornitorrinco que amamentava o filhote saído do ovo, a girafa esgalgada em meio à vegetação ainda baixa; ou outro que testemunhava um passado sem retorno, um dinossauro sobrevivente depois de haver começado o Cenozoico, ou então – crocodilo – um passado que havia encontrado um modo de conservar-se imóvel pelos séculos. Todos tinham algo, bem sei, que os tornava de alguma forma superiores a mim, sublimes, e que me tornava, em relação a eles, medíocre. E, no entanto, eu não me trocaria por nenhum deles.

Não cabe nenhuma explicação posta toda a grandeza do que diz Calvino. Acho que, na medida do possível, venho praticando, ainda que de maneira rasurada ou pouco elaborada, esse gesto de me bastar a mim mesmo, não no sentido narcisista ou num movimento de isolamento, mas num outro modo de perceber o mundo e, sobretudo, de me captar no movimento vital: sabendo de minhas limitações e de meu profundo valor.

*Luiz Lopes é professor de lingua portuguesa do CEFET/MG e edita o blog Caderno de Caligrafia.

fonte: Caderno de Caligrafia

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Parceiros fóton Blog

Twitter
Twitter

O designer fóton Blog

Twitter