domingo, 24 de abril de 2011

Saiba quem foi Carlos Chagas

O médico, pesquisador e sanitarista Carlos Ribeiro Justiniano Chagas foi o responsável por importantes descobertas no ramo da parasitologia e da saúde pública no Brasil e no mundo. Seus estudos possibilitaram o avanço das práticas de prevenção e combate a doenças como a malária e a gripe espanhola. Em sua expedição à floresta amazônica, em 1912, fez o levantamento da carta epidemiológica da região, além de ter realizado diversos estudos sobre protozoários, e no campo da microbiologia.

Formou-se em 1903, pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, onde se especializou no estudo experimental das doenças tropicais, com uma tese sobre Malária. Em 1905, foi contratado por Oswaldo Cruz com a missão de controlar a epidemia da doença que assolava o município de Itatinga, no estado de São Paulo. Dois anos depois, foi para o norte de Minas Gerais para combater a malária entre os trabalhadores da Estrada de Ferro Central do Brasil. Carlos Chagas permaneceu dois anos nesta região onde suas pesquisas o levaram a descobrir uma doença, provocada por um protozoário até então desconhecido, que denominou de Trypanosoma cruzi, em homenagem ao seu mestre Oswaldo Cruz.

Conhecida popularmente como Doença de Chagas, a Tripanossomíase americana tornou o médico mundialmente famoso. Pela primeira vez na história da medicina, um pesquisador conseguiu descrever por completo o ciclo da doença, tendo identificado o vetor (o besouro conhecido como barbeiro), o agente causal (o protozoário Trypanosoma cruzi), o reservatório doméstico (gato), a doença nos humanos e suas complicações.

Atuou como médico sanitarista na Diretoria Geral de Saúde Pública do governo federal e, em 19 de março de 1906, transferiu-se para o Instituto de Manguinhos, mais tarde denominado Instituto Oswaldo Cruz. Em 1921, viajou para os Estados Unidos, onde fez uma série de conferências e recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Universidade de Harvard, tornando-se o primeiro brasileiro a obter a condecoração. Chagas conquistou ainda os títulos de membro honorário da Société de Pathologie Exotique da França, da Royal Society of Tropical Medicine da Inglaterra e das Academias de Medicina de Paris, Bruxelas, Roma e Nova York. Nascido na cidade de Oliveira, Minas Gerais, em 9 de julho de 1878, e faleceu em 8 de novembro de 1934, na cidade do Rio de Janeiro.

fonte e mais informações: Canal Ciência

2 comentários:

Eduardo Real disse...

Oswaldo Cruz foi um dos maiores cientistas brasileiros que já existiram. Foi o primeiro a identificar uma doença e seu agente causador de uma vez só.

Mas só uma correção, o barbeiro é um percevejo (Ordem Hemiptera) e não um besouro (Ordem Coleoptera).

Abraços

Antônio Arapiraca disse...

Olá Eduardo
Vou verificar direitinho pra corrigir a informação. Falar sobre o Oswaldo Cruz pode ser uma boa idéia.
Abs
Arapiraca

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Parceiros fóton Blog

Twitter
Twitter

O designer fóton Blog

Twitter