A estas características moleculares associam-se as seguintes propriedades do peróxido de hidrogênio:
1) A ligação simples O-O e oxigênio com numero de oxidação -1 (O-1) tornam a molécula extremamente reativa, com grande poder de oxidar substâncias diversas, principalmente matéria orgânica;
2)Temperatura de fusão e ebulição relativamente semelhante à da água. Sua alta temperatura de ebulição está associada à presença de ligações de hidrogênio, assim como as que ocorrem entre as moléculas de água;
3) Seu momento de dipolo que resulta de sua estrutura molecular não linear e à diferença de eletronegatividade dos elementos.
O peróxido de hidrogênio é obtido a partir do processo Riedl-Pfleiderer, que consiste num ciclo de oxidação do 2-etil-9,10-di-hidroxiantraceno a 2-etilantraquinona, onde o H2O2 é produzido. O ciclo é fechado com a redução do 2-etilantraquinona, Figura 1.
Os principais usos do peróxido de hidrogênio são:
1) Antisséptico, na limpeza de ferimentos para evitar inflamação dos mesmos;
2) Clareamento dental;
3) Estético: usado para clareamento de cabelos.
4) descontaminação de solos in situ: emulsões contendo peróxido de hidrogênio e hipoclorito de sódio têm sido injetadas em solo contaminado com compostos como dioxinas, por exemplo. A emilsão gera espécies radicalares altamente oxidantes as quais degradam os contaminantes.
fonte: Blog AIQ 2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário