sexta-feira, 18 de março de 2011

Aprenda sobre energia nuclear com as informações da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN)

Para que o leitor possa entender mais sobre os eventos nucleares que aconteceram na usina termonuclear de Fukushima, no Japão, o fóton Blog disponibiliza material educacional sobre energia nuclear que foi preparado e publicado pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN)


  • Fissão

  • Energia Nuclear e Fissão
    neutron
    A energia que o núcleo do átomo possui, mantendo prótons e nêutrons juntos, denomina-se energia nuclear.
    Quando um nêutron atinge o núcleo de um átomo de urânio-235, divide-o e ocorre a emissão de 2 a 3 nêutrons. Parte da energia que ligava os prótons e os nêutrons é liberada em forma de calor. Este processo é denominado fissão nuclear.


  • Fissão em Cadeia


  • Os nêutrons liberados na fissão atingem, sucessivamente, outros núcleos, como pode ser visto a seguir:

  • fissão em cadeia
    Na fissão nuclear em cadeia, há grande liberação de energia. Para suspender ou minimizar a reação, teríamos que "apreender" os nêutrons liberados, impedindo os choques sucessivos.





  • Controle da Reação


  • barras de controle
    Nos reatores nucleares, a reação acontece dentro de varetas que compõem uma estrutura chamada elemento combustível. Dentro do elemento combustível há também barras de controle, geralmente feitas de cádmio, material que absorve nêutrons. Estas barras controlam o processo.
    Quando as barras "entram totalmente" no elemento combustível, o reator pára; quando saem, ele é ativado.





  • Reator PWR

  • As usinas Angra I e Angra II são do tipo PWR (a água pressurizada). Veja abaixo uma representação da Usina Angra I.

  • reator pwr
    O vaso de pressão contém a água de refrigeração do núcleo do reator. Essa água circula quente por um gerador de vapor, em circuito fechado, chamado de circuito primário. A outra corrente de água que passa por esse gerador (circuito secundário) se transforma em vapor, acionando a turbina para a geração de eletricidade. Os dois circuitos não têm comunicação entre si.



  • Por quê Energia Nuclear


  • A utilização da energia nuclear vem crescendo a cada dia. A geração nucleoelétrica é uma das alternativas menos poluentes; permite a obtenção de muita energia em um espaço físico relativamente pequeno e a instalação de usinas perto dos centros consumidores, reduzindo o custo de distribuição de energia.
    Outras fontes de energia, como solar ou eólica, são de exploração cara e capacidade limitada, ainda sem utilização em escala industrial. Os recursos hidráulicos também apresentam limitações, além de provocar grandes impactos ambientais.
    Por isso, a energia nuclear torna-se mais uma opção para atender com eficácia à demanda energética no mundo moderno.





Um comentário:

Danilo Reis disse...

Justamente quando ia pesquisar no google sobre energia nuclear vi o tweet dessa matéria.... Será que tbm não tem uma sobre enriquecimento de urânio tbm n??

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Parceiros fóton Blog

Twitter
Twitter

O designer fóton Blog

Twitter