sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

A importância da FOTO-SUB para pesquisas em ambientes marinhos

Por Simone Marques e Aline Aguiar*
Instituto Mar Adentro

Nos últimos 10 anos o mergulho livre e autônomo tem sido muito importante para estudos em ambientes marinhos. A fotografia subaquática também tem grande serventia para os pesquisadores. As imagens capturadas dentro d’agua são utilizadas tanto para foto-identificação de espécies da fauna e flora como também em estudos comportamentais.


Do ponto de vista prático a foto-sub possibilita que sejam feitos importantes registros fotográficos de seres marinhos em diferentes profundidades e habitats, incluindo ambientes costeiros e oceânicos.

Atualmente a foto-sub é uma realidade bem acessível para os mergulhadores que tem interesse em registrar cenas de seus mergulhos. Essas fotos podem ser feitas com diversos tipos de câmeras, sejam elas descartáveis, digitais compactas e até DSRLs. 

Com a evolução da tecnologia digital, a foto-identificação passou a ser uma prática comum não só para os pesquisadores, mas também para mergulhadores e fotógrafos amadores ou profissionais. As fotos clicadas em um bom mergulho podem ser armazenadas num banco de imagens para futuras identificações. Existem alguns manuais, livros, websites, com fotos e figuras ilustrativas que facilitam a identificação de seres marinhos de diferentes lugares do mundo. Mas, muitas vezes surgem espécies diferentes ou com identificação duvidosa! Nestes casos, é interessante fazer uma consulta com biólogos e especialistas no assunto.

As imagens capturadas, além de boas lembranças, podem colaborar também com grupos de estudos daquele ser marinho fotografado. As fotografias cedidas são muitas vezes utilizadas por pesquisadores de diversas áreas da biologia marinha. Espécies novas, assim como comportamentos de peixes ainda não registrados já foram descritos a partir de fotos subaquáticas. 


Nos últimos anos, o Instituto Mar Adentro vem montando um banco de imagens subaquáticas de seres marinhos do Brasil com a utilização de fotografias de mergulhadores e fotógrafos colaboradores. Esse banco de imagens faz parte do Projeto MUVIMAR - MUSEU VIRTUAL MARINHO. Por isso, você que é mergulhador e é ou pretende ser um fotógrafo sub, invista agora nessa idéia, comece a montar seu banco de foto-sub e colabore com nosso Projeto MUVIMAR. Para saber mais e participar acesse nosso site ou nos envie um email de contato.


*Simone e Aline são biólogas marinhas do Instituto Mar Adentro e amantes da foto-sub.

INSTITUTO MAR ADENTRO
Promoção e Gestão do Conhecimento de Ecossistemas Aquáticos

maradentro@maradentro.org.br
www.maradentro.org.br

2 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Visitem o site, tem imagens belíssimas vcs certamente vão se apaixonar com a beleza das imagens.
Além de a galera fotografar muito bem, a beleza natural é algo impressionante.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Parceiros fóton Blog

Twitter
Twitter

O designer fóton Blog

Twitter