quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Médicos anunciam a cura de paciente com Aids utilizando células-tronco

Via Jornal do Brasil
14/12/2010/

Médicos que fizeram um transplante com células-tronco em um homem infectado por HIV com leucemia, em 2007, acreditam que o paciente tenha sido curado. Um relatório foi publicado recentemente no jornal Blood, da Sociedade Americana de Hematologia.

O relatório afirma que, com base em resultados de extensos testes,  “é razoável concluir que a cura da infecção por HIV foi obtida nesse paciente".As informações são do site Aids Map.

O homem recebeu medula óssea de um doador que tinha resistência natural à infecção por HIV - isso se deve a um perfil genético que fez o correceptor CCR5 estar ausente das células dele. A variedade mais comum do HIV usa CCR5 como ‘base de encaixe’, prendendo-se a ela com o intuito de entrar e infectar as células CD4, e as pessoas com essa mutação estão quase completamente protegidas contra a infecção.

reprodução
A revista 'Stern' publicou entrevista com paciente. Foto: reprodução
O caso foi relatado pela primeira vez na Conferência de Retrovírus e Infecções Oportunistas de 2008, em Boston, e os médicos de Berlim publicaram posteriormente um estudo de caso detalhado no New England Journal of Medicine, em fevereiro de 2009.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Parceiros fóton Blog

Twitter
Twitter

O designer fóton Blog

Twitter